Tecnologia

10 tecnologias importantes das quais você nunca ouviu falar – Transistores

Este é o 4º artigo da série “10 tecnologias importantes das quais você nunca ouviu falar“.
Transistores – A Intel planeja lançar ainda em 2008 o primeiro circuito integrado do mundo com dois bilhões de transistores. A lei de Moore diz que o número de transistores que colocamos em circuitos integrados dobra a cada dois anos. Existem muitos deles, mas para que servem transistores?
O transistor deve ser uma das mais importantes invenções do século 20. Ele não é nada mais do que um interruptor de voltagem controlada, mas essa modesta descrição esconde um poder incomensurável. Reunidos de formas diferentes, transistores podem formar circuitos que são a base de todo tipo de lógica digital usada pelas CPUs que alimentam computadores e servidores.
O que faz com que os chips modernos sejam tão poderosos é a habilidade da indústria de aproximar e interligar componentes. O transistor do processador dentro do seu PC deve ter 100 átomos de comprimento e a evolução de tecnologias de fabricação poderá reduzir ainda mais esse tamanho.
É provável que chips ópticos ou até mesmo processadores quânticos substituam o design dos chips atuais e ofereçam uma performance muito mais eficiente. Por enquanto, temos que nos contentar com uma tecnologia que nos é útil há cinqüenta anos.

0 Comments

  1. Como são feitas as interligações internas dos transistores dentro do chip? É por derramamento de metal líquido? No caso, o ouro, seria o metal utilizado? Ainda não entendi como um processador pode consumir tanta energia sem fundir, já que as dimensões de seus componentes são microscópicos. Gratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.