Tecnologia

15 truques para fazer efeitos no Photoshop CS3

No mundo da edição de imagem, o Photoshop é uma unanimidade, com interface e recursos copiados pelos concorrentes e uma legião de fãs entusiasmados.
Mas o programa não é só voltado para o artista que fica horas burilando uma imagem. Você também pode fazer operações rápidas com resultado bacana, além de automatizar tarefas chatas.
Conheça, a seguir, 15 dicas para resolver rapidamente vários problemas e criar efeitos legais.
Pintura instantânea
Um jeito rápido de obter um visual artístico a partir de uma foto é usando o recurso Find Edges.
Para isso, abra a imagem desejada e acesse o menu Filter, depois Stylize e, então, Find Edges.
Acesse o menu Edit e escolha a opção Fade Find Edges.
Na janela que surge, escolha, em Mode, a opção Luminosity.
Depois, mexa nos valores de Opacity até obter um visual mais estiloso. Clique em OK e pronto.
O efeito também tem resultados legais se aplicado apenas ao fundo de uma imagem, deixando um elemento com visual normal.
Desenho estilizado
Com a combinação de efeitos do Photoshop, é possível obter rapidamente o visual de desenho com base em uma foto.
Comece abrindo a imagem e aplicando o filtro Poster Edges, acessando o menu Filter > Artistic > Poster Edges.
Use os valores-padrão do filtro. Depois, acesse o menu Image > Adjustments > Brightness/Contrast. Ajuste Brightness para 10 e Contrast para 30.
Por fim, acesse o menu Filter > Artistic > Cutout. Não mexa também nos valores de ajuste do filtro.
Marca d’água
Publicar imagens em seu site ou blog pode resultar em cópias sem autorização.
Para diminuir esse risco, uma providência é aplicar uma marca d’água. Abra a imagem desejada, clique na ferramenta de texto (Horizontal Type Tool) e depois no ponto da imagem que receberá a marca d’água.
Tecle o texto desejado e selecione-o com o mouse. Agora, acesse o menu Layer, depois Layer Style e Blending Options.
Na janela que aparece, diminua o valor em Opacity até que o texto fique com a transparência desejada. Clique em OK e pronto.
Repetindo efeitos
Uma técnica simples mas pouco usada no Photoshop é a criação de ações (actions) para repetição de tarefas. Assim, quem vive redimensionando imagens, pode criar uma ação e associá-la a um atalho de teclado. Para isso, acesse a aba Actions. Clique no quinto botão na parte inferior da janela.
Na tela que surge, dê um nome para a ação e escolha um atalho de teclado. Depois, clique em Record e repita o processo que será gravado. Clique, então, no primeiro botão da janela onde estava a aba Actions.
Operações em lote
Com as ações, o Photoshop também pode fazer alterações em lote nas imagens, poupando ainda mais tempo. Para isso, antes de tudo você terá de criar uma ação para a operação que quer aplicar ao lote de imagens. Depois, acesse o menu Automate e depois Batch.
Na janela que surge, escolha a ação que será aplicada às imagens, a pasta em que estão os arquivos que serão modificados e uma segunda pasta, caso não se queira sobrescrever as fotos originais. Clique em OK e pronto.
Cores no p&b
Um modo muito bom de destacar as cores de um elemento na fotografia é deixá-lo como único item colorido.
Para isso, copie a camada de fundo em uma nova, usando o atalho Ctrl+J. Com essa camada selecionada, acesse o menu Image, e escolha Adjustments e Desaturate.
Depois, acesse o menu Layer, depois Layer Mask e Reveal All. Agora, clique no pincel (Brush), escolha a cor preta, e clique no botão com desenho de menu na barra superior.
Com o pincel, você vai marcando as áreas que ficarão coloridas e o efeito estará pronto.
Rotação automática
Um problema clássico ao digitalizar uma foto é o resultado não ficar alinhado. Fazer a rotação é fácil, mas o Photoshop conta com uma técnica para descobrir o ângulo correto.
Use a ferramenta Ruler, que é acessada clicando-se no conta-gotas e mantendo o botão do mouse pressionado. Crie uma linha rente à parte superior da imagem desalinhada.
Depois, acesse o menu Image, depois Rotate Canvas e, então, Arbitrary. O ângulo de rotação correto será preenchido com base no que foi estimado pela ferramenta Ruler.
Destaque e foco
Um efeito rápido e que dá um bom destaque em fotos é manter apenas um elemento em destaque. Abra a imagem e crie uma camada copiando a de fundo (com o atalho Ctrl+J).
Depois, com a nova camada selecionada, acesse o menu Filter, depois Blur e então Gaussian Blur. Escolha raio (Radius) de 5,0 pixels para que os elementos em destaque diferenciem-se do fundo.
Clique em OK. Acesse o menu Layer, depois Layer Mask e clique em Reveal All. Escolha a ferramenta de pincel (brush), e a cor preta. Pinte a área que terá destaque.
Alumínio estilo Mac
Para fazer o efeito, primeiro escolha uma cor cinza. Tecle, então, Alt-Backspace. Acesse o menu Filter > Noise > Add Noise. Marque o item Monochromatic e também Gaussian.
Em Amount, escolha 10% e clique em OK. Agora, acesse o menu Filter > Blur > Motion Blur. Use 30 pixels para Distance e clique em OK. Marque áreas diagonais com a ferramenta Polygonal Lasso Tool, acesse o menu Layer > New Adjustment Layer > Brightness/Contrast. Clique em OK e mexa nos controles Brightness e Contrast.
Texto sobre foto
Uma boa idéia para títulos de sites é colorir os textos com base em uma imagem. Abra a imagem que será usada como fundo do texto.
Crie um novo documento, com fundo transparente. Tecle o texto em cor preta.
Use a ferramenta de seleção retangular para escolher a área da imagem de fundo que será usada nas letras. Tecle Ctrl+C e agora, clique na ferramenta de varinha mágica (Magic Wand).
Mantendo Shift pressionado, clique em cada uma das letras do texto. Por fim, acesse o menu Edit e escolha Paste Into.
Letras espelhadas
Outro efeito comum é usar letras com espelhamento. Para isso, tecle o texto em uma nova imagem. Tecle Ctrl+J e acesse o menu Edit, escolha Transform e depois Flip Vertical. Clique com o botão direito na nova camada e escolha Rasterize Type.
Clique na ferramenta de seleção e, mantendo Shift pressionado, arraste a cópia invertida do texto para baixo. Agora, clique na ferramenta de seleção retangular e, no topo da tela, digite 7 para o valor de Feather. Selecione a metade inferior do texto invertido. Vá ao menu Edit e escolha Clear.
Efeito de explosão
Para criar uma explosão, acesse o menu Filter, o item Render e, depois, Clouds. Volte ao menu Filter, escolha Pixelate e Mezzotint.
Escolha em Type o item Long Lines. Clique em OK. Acesse novamente o menu Filter, depois Blur e Radial Blur. Em Blur Method escolha Zoom e use o valor 100 para Amount. Clique em OK.
Para mudar a cor, inicialmente tecle Ctrl+I. Depois, acesse o menu Image, depois Adjustments e, por fim, Hue/Saturation. Marque a opção Colorize e altere a cor.
Raios na hora
Quer gerar um efeito de raio para uma imagem? Tecle Ctrl+Shift+N e clique na ferramenta de gradiente (Gradient Tool). Depois, clique no canto superior esquerdo da imagem e arraste o mouse até o canto inferior direito. Acesse o menu Filters, escolha Render e depois Difference Clouds.
Inverta a imagem teclado Ctrl+I. Depois, mexa nos canais de cores da imagem teclando Ctrl+L. Use os controles abaixo do gráfico para deixar o raio mais visível. É possível dar cor ao raio teclando Ctrl+U. Marque Colorize e mexa na cor do raio.
Neve instantânea
Comece abrindo a foto e criando uma camada que a copia (teclando Ctrl+J). Acesse o menu Filter > Pixelate > Pointilize Filter. Use, em Cell Size, o valor 6. Depois, na janela de controle de camadas (layers), clique no botão com um círculo dividido em preto e branco. Escolha o item Threshold.
Ajuste o valor do controle para 255 (o máximo). Clique na nova camada com o botão direito do mouse e escolha Merge Down. Para concluir, acesse o menu Filter > Blur > Motion Blur. Use um ângulo de -45 graus e valor 15 em Distance.
Névoa na foto
Comece teclando Ctrl+Alt+Shift+N. Clique na Brush tool e, no topo da janela, mude os valores de Size para 200. Em Mode, escolha Dissolve. Além disso, use 75% para Opacity e 100% para Flow. Mude a cor principal para um cinza claro.
Agora, clique na imagem, deixando vários pontos. Acesse o menu Filter > Blur > Gaussian Blur. Use o valor 8 para Radius. A névoa está pronta. Caso o efeito não tenha ficado uniforme como desejado, desfaça o efeito Gaussian Blur (teclando Ctrl+Z), clique em mais pontos da foto e repita o efeito.
Este tutorial foi útil pra você? Mande outras dicas para o Photoshop e publicamos aqui, afinal, você é o Infoescravo!

0 Comments

  1. Olá, Boa tarde!!!
    Por gentileza gostaria que me ajudassem, tenho o programa adobe photoshop cs3 extended.A ferramenta type tool abre mas não digita, se for possível, por favor me enviar uma solução.
    Grata,
    Karen Saraiva.

  2. Um erro comum é que abre mas a digitação tem a mesma cor do fundo da imagem (muitas vezes, branco).
    Se não for o caso, parece que foi mal instalado, Karen.
    Tente re-instalar e conte pra nós se deu certo.

  3. jah to cansada de procurar mas naum acho nada porque o meu professor me deu um tema muito dificil ,melhora esse site …….

  4. eu tenho um photoshop cs3 mas é em portugues e queria saber como colocar um fundo atras da minha foto
    pq eu to tentando fazer meu banner mas preciso trocar o fundo e naum sei como…
    por favor me ajude?
    obrigada

    1. Allison, bom dia.
      Eu tambem estou com o mesmo problema (photoshop cs3 em portugues), mas já são com imagens prontas e gostaria de aprender transformar o pano de fundo (backgroud) em transparencia, se possivel, me passe parte-a-parte as instruções para este procedimento.
      Meu e-mail é dalmedico@hotmail.com
      Grato,
      José Luiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.