Tecnologia

18 recursos que o Windows deveria ter, mas não tem – Cabeçalho de menu padronizado

Este é o penúltimo artigo da série “18 recursos que o Windows deveria ter, mas não tem“.
Cabeçalho de menu padronizado
Disponibilidade: Mac
Navegar entre menus de aplicações no Windows pode ser um pesadelo, porque não há no Windows um cabeçalho de menu unificado para todas as aplicações.
No Mac OS X, os menus de aplicações são completamente padronizados. Praticamente todos os programas Mac têm a mesma configuração de menus no topo da tela, consistindo do menu Apple (que equivale, a grosso modo, ao menu Iniciar do Windows), seguido pelas opções do menu da aplicação.

Como essa interface é padrão para todas as principais aplicações do Mac, os usuários sempre sabem onde procurar quando precisam encontrar os controles mais importantes.
Mas os programas do Mac são projetados tendo-se em mente esse cabeçalho de menu, enquanto os programas do Windows não. Por isso, não há jeito perfeito de implementar tal recurso no Windows. O ObjectBar da Stardock chega bem perto disso. O ObjectBar é um utilitário que dá nova pele à Barra de Tarefas e ao Menu Iniciar do Windows.
Uma vez instalado, o MacPC do ObjectBar irá transformar sua Barra de Tarefas em um cabeçalho de menu no estilo do Mac. Ele até duplica os menus da maioria das aplicações do Windows, assim você pode controlá-las a partir do topo da tela, como você faria no Mac OS X (os menus ainda estarão disponíveis em usa aplicação, contudo). O ObjectBar trabalha atualmente apenas com o XP, mas uma versão para o Vista deverá ser liberada em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.