8 motivos porque lojas virtuais fecham

Pasme: 60% das empresas virtuais abertas no Brasil fecham após um ano.

Talvez você pense que isso acontece por falta de clientes.

Mas, pelo contrário: é cada vez maior o número de pessoas que fazem suas compras sem sair de casa ou do escritório, e icam muito satisfeitas com as compras pela internet.

Então, por que as empresas de e-commerce acabam indo à falência em tão pouco tempo?

Na verdade, o problema está atrás do balcão virtual, o mesmo que leva muitas pequenas empresas físicas morrem antes de completar um ano de vida.

Podemos citar oito causas para isso. O principal motivo é que a maioria dos empreendedores não sabe o que realmente é o comércio virtual. Outro motivo importante é a falta de preparação na administração e no gerenciamento da loja. Confira o diagnóstico completo e evite cair nas armadilhas do comércio virtual.

1 – Falta de planejamento

O mercado virtual é complexo e poucas pessoas sabem disso. Por isso, a falta de preparo na hora de entrar nesse segmento faz com que novos empreendedores acabem cometendo alguns erros. Por desconhecer, por exemplo, ferramentas gratuitas na internet, empresários acabam contratando serviços pagos desnecessários. Isso encarece os custos operacionais, com redução de margens de lucro e, assim, perde-se em produtividade. Antes de começar o seu empreendimento online, informe-se sobre o mercado, pesquise bastante e faça cursos para esse tipo de negócio. Estudar e informar é sempre importante em qualquer tipo de empresa.

2 – Falta de foco no mercado

Não pense em uma loja virtual para “vender tudo”. A tendência do comércio online é são os nichos de mercado. Não dá para concorrer com grandes empresas. As oportunidades nos nichos de mercado são muitas e altamente rentáveis.

3 – Improviso na modelagem do negócio

É comum ver comércios eletrônicos fracassarem simplesmente por não terem uma tecnologia adequada, e não saberem explorar as ferramentas de busca, como o Google, para que o seu site apareça nas páginas de resultado antes dos concorrentes. Ter a ferramenta ou o serviço certo é a chave para o sucesso de qualquer negócio.

4 – Mão de obra não-qualificada

Gerenciar uma loja virtual requer conhecimento em diversas áreas. Não é suficiente apenas saber mexer na internet. A formação do gestor no comércio eletrônico é indispensável para identificar alguns problemas no funcionamento e estrutura da loja, monitoração do tráfego, e também na prospecção de novas oportunidades.

5 – Divulgação ineficiente

Não adianta ter ofertas e preços bons e ótimos produtos se ninguém sabe. Para que a loja virtual tenha sucesso no mercado, ela precisa ter boa posição em sites de busca, anúncios em sites de comparação de preços e presença em redes sociais.

6 – Inércia digital

A internet é extremamente dinâmica, e o empreendedor precisa estar atento às mudanças e se adaptar às novas tendências do mercado online. Nunca um projeto de comércio eletrônico está pronto. Sempre será necessário fazer modificações e aperfeiçoamentos.

7 – Falta de monitoramento

Ignorar ferramentas de monitoramento de tráfego (como o Google Analytics) de clientes na sua loja na web se equipara a não ouvir a opinião dos seus clientes em uma loja física. É importante ter todos os dados do comércio eletrônico constantemente monitorados e saber o que está acontecendo em termos de acessos. Isso facilita reais em relação à administração do site.

8 – Fraudes nos pagamentos online

Um problema grave ao qual todos que atuam no mercado online estão sujeitos são as fraudes. Podem ser insustentáveis os prejuízos causados por fraudas nas vendas com cartão de crédito, a ponto de levar uma empresa à falência. Por isso, é preciso se informar muito bem, pois há cada vez mais opções seguras para evitar os estelionatários virtuais.

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