Tecnologia

Acesse outros sites com o login OpenID do Google


O Google já está apoiando oficialmente a iniciativa OpenID, permitindo que os usuários façam login com as informações de sua conta em outros sites fora dos serviços Google.
A API do Google, ainda com acesso limitado, tem como base o protocolo OpenID 2.0, e deve ser adicionada pelos serviços que desejam habilitar a função aos seus usuários.
Por enquanto, é possível testar o login com a conta do Google ao acessar os serviços de pacotes de aplicativos como o Zoho e o Plaxo.

Um recurso da tecnologia OpenID 2.0 bem interessante é que temos a chance de escolher a identidade que usaremos para logar naquele site: a OpenID específica do site (que pode ser útil por questões de privacidade) ou usar um identificador público – tornando explícita a correlação entre sua identidade e suas interações em diversos sites.

Entre outras empresas, a Microsoft e o Yahoo adotaram a mesma estratégia e, recentemente, o MySpace aderiu ao movimento.
Para desenvolvedores: Se você possui ou administra um site e está interessado em participar do período de testes do OpenID, registre-se no grupo de discussão do Google Federated Login API.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.