Tecnologia

Aprenda a enviar mala direta no Microsoft Word

Por Carlos Machado
Você escreve suas correspondências? Então prepare-se para usar o recurso de mala direta do Word para enviá-las.
Um recurso do processador de textos facilita o envio de documentos personalizados por e-mail ou correio tradicional.
No tutorial a seguir, veremos como organizar uma mala direta por e-mail.
Para isso precisamos de dois itens: uma lista, contendo pelo menos os nomes, os e-mails e o sexo dos destinatários; e o documento-padrão, que todos os destinatários deverão receber.
Destinatários da mala direta do WordDetinatários
A lista de destinatários é bem simples. Pode ser um documento do próprio Word, contendo uma tabela com o nome e o endereço de e-mail de cada destinatário.
Mas a fonte pode ser qualquer outra, como uma lista de contatos do Outlook, uma planilha do Excel ou um banco de dados Access.
Personalização
O documento-padrão é o conteúdo que você quer enviar, de forma personalizada, a todos os seus contatos. Mas uma carta simples não pode ser enviada como e-mail personalizado. Para isso, é preciso incluir na carta os campos de personalização.
Na guia Correspondências, clique no botão Iniciar Mala Direta, no menu, escolha Mensagens de E-mail. Em seguida, clique em Selecionar Destinatários e indique a opção Usar Lista Existente, selecione a lista de destinatários e clique em Abrir.

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