Tecnologia

Aumentando o sinal WiFi usando dispositivos

Se o seu roteador está colocado no andar térreo de sua casa, o sinal Wi-Fi pode ser muito fraco, ou pode mesmo nem chegar ao computador ou à impressora em cima.

A situação não é diferente se você trabalha em uma loja grande, ou se existirem muitas paredes na área.

Nesse caso, aqui estão alguns dispositivos de hardware que você pode adquirir para estender o alcance de sua rede Wi-Fi:

Opção 1 – Você pode conectar um repetidor Wi-Fi no seu roteador e expandir rapidamente a cobertura da sua rede wireless sem usar cabos.

O repetidor deve ser colocado dentro do alcance do seu roteador existente e ele irá refletir os sinais para outras áreas onde a recepção sem fio antes era fraca ou totalmente ausente. O repetidor pode se conectar sem fio com dois roteadores e pontos de acesso (ver item 3).

Opção 2 – Você pode comprar um outro roteador wireless e conectá-lo ao seu utilizando um cabo Ethernet. A vantagem é que esta instalação é barata e a velocidade com a Internet permanece quase a mesma, mesmo para computadores que acessem a web através do novo roteador.

Você pode usar um cabo Ethernet de 30 metros (também conhecido como LAN ou cabo RJ45) por menos de R$ 5.

Aqui está um guia detalhado sobre como você pode ligar dois roteadores juntos .

Opção 3 – Você também tem a opção de usar um Ponto de Acesso em vez de um roteador para estender o alcance do WiFi, mas muitas vezes não é necessário porque um WAP (Wireless Access Point) pode ser mais caro que um roteador.

A outra vantagem com um roteador é que ele tem portas LAN extras que, no futuro, você pode usar para conectar mais computadores com fio para compartilhamento de arquivos ou sua conexão Internet.

Opção # 4. Se você tem um desktop ou laptop velho, você pode adicionar um adaptador USB externo ou atualizar a placa de rede interna para melhorar a recepção wireless e, consequentemente, a velocidade da Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.