Benchmark é aprender com os outros e melhorar o nosso

Resolvi escrever sobre benchmark, pois este mês estive bem envolvida em alguns projetos que me fizeram olhar com mais respeito para esta prática.

É uma forma rápida de aprender e entender a necessidade do público em questão e corrigir o problema, observando coisas muito boas que já estão no mercado.

“Mas Iris… você está falando de copiar coisa alheia e isto é coisa do capeta” –

Sim… É verdade… Copiar é feio, mas benchmark não é copiar o site alheio… Ou pelo menos não deve ser.

Ao contrário, ele é medidor de desempenho. Eu pesquiso entre os nichos, descubro o que existe de melhor, estudo este melhor e a partir do resultado crio o meu projeto usando um padrão mais adequado para a absorção das informações do site pelo meu futuro usuário. Isto sim é um benchmark bacana!

“Então Iris… eu quero criar coisas que ninguém nunca criou… Quero viajar na concepção do meu website. Não estudei tanto para copiar coisas dos outros!” – super legal a iniciativa de ser a vanguarda da classe, porém devo alertar para o seguinte: caso suas manobras radicais não estejam bem embasadas, elas podem, na hora dos testes com usuários, se mostrar uma tremenda decepção.

E digo mais: infelizmente isto é algo bem comum de acontecer em alguns projetos ditos “geniais”.

Não se irrite meu caro leitor com minha aparente ortodoxia, com certeza se você criar uma solução inovadora no AI e nos testes for um sucesso, perfeito! Parabéns!

Mas se não tiver esta centelha divina ainda dentro de você não faça muxoxo quando encontrar em suas navegações diárias um menu comportando um banner institucional ou promocional. Abra sua mente, analise o procedimento e se achar viável, insira este padrão na sua caixinha de possibilidades da boa arquitetura.

Para fechar este assunto de forma compilada, vou destacar alguns conceitos de benchmarking para web:

» Veja a continuação em “O que é Benchmark?

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  1. Pingback: O que é Benchmark? 18 de maio, 2010

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