Tecnologia

Blogs em versão miniatura – veja como ter o seu.

A nova onda na blogosfera são microblogs que criam redes de amigos que acompanham os passos um do outro. Os blogs cresceram, apareceram, conquistaram o mundo online, e agora começam a encolher. Microblogger é o nome genérico de ferramentas online em que usuários escrevem posts curtos (cerca de 200 caracteres no máximo) para dizer o que está fazendo, como está seu humor. Agrupados em redes, os usuários podem acompanhar os passos de outros, recebendo atualizações dos posts em seu perfil na ferramenta, por e-mail ou por SMS (torpedo) no celular. Em geral, os microblogs podem ser agregados a outras páginas Web, como blogs, copiando um código fornecido pela ferramenta.

A mais conhecida e bem-sucedida dessas ferramentas de microblogging é o Twitter. A idéia é que o usuário responda periodicamente à pergunta “O que você está fazendo?” e que a resposta mantenha a rede de contatos atualizada sobre as atividades. Os posts têm no máximo 140 toques. Cada um pode escolher que pessoas irá acompanhar, além de enviar comentários e respostas. O serviço é gratuito, mas as mensagens por SMS poderão ser cobradas pela operadora. A exemplo do Facebook, a plataforma do Twitter é aberta, o que permite que terceiros criem aplicações para ele.

Os serviços Jaiku (que foi recentemente adquirido pelo Google) e Pownce são considerados os concorrentes mais fortes do Twitter. Ambos os sites fecharam as inscrições, mas pode-se entrar na fila por um convite.

Além de posts atualizados, o Pownce oferece recursos para compartilhar informações em outros formatos, de agenda a fotos e vídeos. Para se cadastrar é preciso deixar um e-mail e esperar convite. O Tumblr é semelhante e permite compartilhar textos, fotos, citações, links, trechos de chats e vídeos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.