Tecnologia

Como criar um virus para o iPhone

Vírus consegue infectar o iPhoneVocê já deve ter se perguntado se é possível infectar o iPhone com vírus. Pois é, até então se achava que era quase impossível. Agora foi identificado o criador do primeiro vírus para iPhones e trata-se de um garoto de 11 anos.
Isso mesmo, uma criança.

Segundo o blog da empresa de segurança F-Secure, o garoto fazia experiências com arquivos XML até encontrar a fórmula que explora uma falha no software do telefone da Apple. Segundo outra empresa de segurança, a Symantec, o vírus não é perigoso e se parece mais com “uma brincadeira”.

Desde o dia 4 de janeiro alguns sites para fãs de produtos Mac exibiam uma mensagem oferecendo o pacote “iPhone firmware 1.1.3 prep”. O pacote seria supostamente um aplicativo para “preparar” seu iPhone para receber o próximo update da Apple.

Ao perceber o problema, alguns usuários tentam desinstalar o “iPhone firmware 1.1.3 prep” e, neste momento, o código malicioso remove também os programas Erica´s Utilities e OpenSSH, deixando o dispositivo mais lento e eventualmente instável. Mas, apesar do incômodo, o malware não atua para roubar dados do usuário ou operar o iPhone remotamente quando o dispositivo está conectado à web, por exemplo.

Enfim, uma verdadeira devassa feita por um criança de 11 anos. Brincadeira ou não, o código malicioso do menino prodígio conseguiu quebrar as ferramentas de segurança do iPhone e infectar o aparelho. Isto é tecnicamente o primeiro cavalo-de-tróia para iPhones e não me parece uma brincadeira das mais saudáveis. Imagine o que pensa o Steve Jobs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.