Tecnologia

Como descobrir se alguém está lendo seus emails

Ler os emails de outros é uma prática cada vez mais crescente – funcionários de empresa (que, supõe-se, estão ali para produzir algum produto ou serviço) parecem não resistir à facilidade de observar a digitação do colega da mesa ao lado. Também, naquela Lan House que você freqüenta há sempre alguém preparado a colher senhas dos clientes.

Algumas pesquisas revelam que um grande número de companhias costumam designar empregados para vasculhar mensagens enviadas por outros funcionários à busca de sabe-se lá o quê. Esses indivíduos monitoram a comunicação via email sob o pretexto de garantir a segurança de supostos dados confidenciais que não devem expor a empresa.

E o alvo não são apenas os emails corporativos via Lotus ou Microsoft Exchange – alguns funcionários costumam ter acesso a emails via web como GMail, Yahoo!, AOL ou Hotmail.

Se você também estiver preocupado de alguém estar secretamente monitorando suas mensagens de email, aí vai uma dica simples para confirmar a suspeita:

Passo 1: Crie uma cópia de página da web em um website externo como geocities.com ou Google Pages. Certifique-se de não divulgar o endereço da página (URL) a ninguém no mundo.

Passo 2: Vá ao sitemeter.com ou statcounter.com (ou qualquer outro site de estatísticas) e gere um código para a página criada por você no passo 1. Copie e cole o código em sua página.

Statcounter e sitemeter são serviços analíticos gratuitos que ajudam você a monitorar quem visitou sua página e como.

Passo 3: Escreva uma nova mensagem de email contendo um link para a web page criada. Crie um assunto interessante e trate no corpo da mensagem de algo que chame a atenção (e provoque) de modo que, se houver alguém bisbilhotando suas mensagens, ficará tentado a checar o link antes que você apague a mensagem.

Por exemplo, o assunto do email poderia dizer “Apresentação Confidencial de Novo Projeto” e no corpo da mensagem poderia estar “Eu já fiz o upload da apresentação. Clique aqui para fazer o download.”

Essa é a jogada. Assim que o curioso clica para visitar a webpage ou o arquivo citado, aquela visita será gravada pelo programa de análises que você escolheu. Você pode então verificar o endereço IP e outros detalhes do visitante para confirmar a localização da pessoa que leu a mensagem “secreta” de email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.