Como evitar a “doença do olho digital”

Seja na frente do PC, do notebook ou na tela de celulares, as pessoas passam cada vez mais tento na frente de telas.

De acordo com o optometrista e autor do livro “Smart Medicine for Your Eyes”, Jeffrey Anshel, esse hábito exige cuidados, sob pena de gerar problemas de visão.

Estudo recente da Kaiser Family Fundation descobriu que estamos trocando horas de sono por tempo na frente de equipamentos como vídeogames e computadores.

Todo esse período na frente de telas de cristal líquido pode prejudicar sua visão a longo prazo.


Veja, abaixo, cinco dicas do Dr. Anshel para manter a saúde e evitar a doença do “olho digital”.

1. Pisque mais
Ao olhar para a tela do computador ou algum outro gadget, piscamos duas ou três vezes menos que o normal. Isso faz com que o olho fique mais seco. Pode parecer algo sem importância, mas, na realidade, pode causar danos oculares permanentes.

2. Regra dos 20/20/20
Quando estiver usando seu computador, ou lendo algum livro no iPad, Kindle, etc., pare a cada 20 minutos para olhar algum objeto a 20 metros de distância por 20 segundos. Isso faz com que seus olhos sejam reorientados.

3. Consulte o médico
Deixe seu oftalmologista ciente de que você passa horas e horas na frente de um computador ou dispositivos portáteis. Ele pode recomendar lentes específicas para serem usadas enquanto você lida com os aparelhos digitais, e evitar danos permanentes.

4. Faça um exame de vista anual
A única maneira para reduzir o impacto causado na visão pelo uso do iPad, iPod ou qualquer outro eletrônico é, a cada ano,  fazer um exame para checar como anda a saúde ocular.

5. Iluminação do monitor
Verifique se você está em um ambiente bem iluminado. Brilho intenso combinado com lugares escuros podem prejudicar sua visão.

Add Comment