Tecnologia

Como reduzir o tempo de atraso em monitor ou TV com tela de LCD

No momento da compra de um monitor LCD é extremamente importante que se verifique as informações que estão na caixa e manual do equipamento, tais como taxa de contraste, brilho, tempo de resposta e resolução.

E mesmo com tudo isso em vista, um fator de destaque é deixado de lado: o atraso de entrada – tempo que um monitor leva para receber o sinal gerado por outros dispositivos, como teclado, mouse e joystick (e se você costuma jogar no PC, sabe exatamente do que estamos falando).

Por que isso ocorre?

As telas de monitores LCD ou plasma levam tempo para processar a imagem a fim de melhorar a qualidade que será exibida. Quem utiliza o monitor ou (ou mesmo um HDTV) para trabalhos gerais, navegar na web ou assistir TV ou filmes, essa defasagem (input lag) será pouco significativa. E qualquer atraso maior que se perceba, é provável que ele provenha do mouse ou teclado sem fio.

Agora, se você utiliza o monitor em atividades que exigem precisão no tempo (como jogos e edição de vídeos), talvez seja interessante testar sua configuração de atraso. Um vídeo no Youtube chamado LCD Delay ajuda entender como esse atraso afeta o desempenho. Veja:

No vídeo, um monitor de tubo e um monitor de LCD são instalados no mesmo PC lado a lado executando a mesma aplicação gráfica. Fica evidente a diferença de tempo para processar a imagem nos dois monitores.

Para fazer um teste dessa naturaza é necessário que se tenha um cabo de vídeo divisor, encontrado em lojas especializadas de informática. Mas esse procedimento requer um gasto adicional com um cabo que provavelmente não será mais usado.

Um alternativa a isso é fazer um teste simples, simples baseado em seu próprio reflexo com o mouse.

O site HumanBenchmark oferece um teste no qual o usuário deve clicar na tela no momento em que ela muda de cor.

Tente algumas vezes e, se perceber alguma diferença significativa entre os resultados (30 milissegundos ou mais) em diferentes configurações, uma delas provavelmente está com atraso.

O input lag é mais facilmente percebido por jogadores em games que percebem quando o jogo não responde como o esperado. Jogos que dependem muito desse tempo podem ter seus efeitos alterados. Podemos citar como exemplos, o Rock Band e o Guitar Hero.

Como diminuir o atraso »

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.