Tecnologia

Como subir arquivos via FTP pelo Windows XP (sem instalar outro programa)

Independente de divulgar o trabalho de sua empresa ou publicar as fotos da última viagem, o Windows fornece uma interface gráfica que permite a você publicar em qualquer site que dê acesso via FTP.
Enquanto muita gente continua em busca de um bom programa de ftp (e existem vários), alguns usuários de Windows nem se dão ao trabalho e utilizam um recurso nativo do próprio sistema operacional.
Muitos nem imaginam como é fácil fazer upload e publicar arquivos na Web em qualquer provedor que suporte FTP, usando a interface de arrastar e soltar do Windows XP.

Usando o FTP no Windows
Para demonstrar os poderosos recursos de publicação FTP do Windows XP, criei alguns conteúdos simples para uma única página da Web: um arquivo em HTML e três imagens. Coloquei-os numa pasta, para que estejam prontos para serem transferidos para um site remoto. Para fazer tudo isso usando o FTP:

  1. Navegue para Meus Locais de Rede e a partir do menu Tarefas de Rede, clique em Adicionar um local de rede.
  2. No Assistente para Adicionar Local de Rede, clique em Avançar.
  3. Clique em Escolher outro local de rede, e então clique em Avançar.
  4. Digite o endereço de Internet fornecido pelo seu provedor.

    No exemplo acima estou usando o espaço da web fornecido pelo meu ISP (provedor), no ftp://ftp.teteraconsultoria.com.br. Verifique esta informação com o seu provedor para determinar se você precisa incluir todo o diretório do usuário no endereço de rede inserido aqui.

    Em muitos casos, os ISPs têm acesso à configuração para que apenas a entrada do nome do usuário e da senha forneça o acesso aos diretórios de usuários corretos, enquanto outros provedores podem exigir que você insira a URL totalmente qualificada com o formato ftp://ftp.algumlugar.com/<nome_usuário>.

  5. Em seguida, limpe a caixa de seleção Fazer logon anônimo e insira seu nome de usuário.
  6. Na próxima janela, forneça um nome para este local de rede e finalize o assistente. A janela Fazer logon como para este local de rede será aberta.
  7. Insira sua senha quando solicitado e, opcionalmente, clique na caixa Salvar a senha. Seu diretório remoto será exibido no Windows Explorer.
  8. Em seguida, use o Windows Explorer para abrir uma segunda janela e exibir a pasta local com o conteúdo que você deseja usar para fazer o upload. (Certifique-se de que tanto a pasta local quanto a pasta remota estão visíveis).
  9. Selecione todos os itens que você deseja transferir para a pasta local. Posicione as duas janelas para que elas se sobreponham, com a janela local por cima, como mostra a imagem acima. (Se preferir Use Shift + Clique para selecionar uma variedade de itens contínuos e Control + Click para escolher os itens de forma seletiva).
  10. Arraste os arquivos para a pasta remota FTP.

Obs.: Se preferir, você pode copia e colar em vez de arrastar.
O Windows exibe o progresso dos arquivos sendo transferidos. Quando o processo é concluído, a lista na janela remota exibe os arquivos que acabaram de sofrer o upload. É muito fácil, e apenas com alguns cliques com o mouse, sua página da web está pronta para ser visitada!
Quando você quiser atualizar a página ou adicionar um novo conteúdo, a pasta Meus Locais de Rede fornece automaticamente uma lista de atalhos práticos para locais remotos da web onde você fez o upload dos arquivos, além de oferecer acesso rápido e fácil para pastas ou computadores compartilhados num grupo de trabalho.

0 Comments

  1. Bom dia.
    Excelente artigo, depois de feito parece simples, mas eu estava justamente procurando por um client ftp para fazer isso, nunca imaginei que o windows possuísse tal ferramenta nativa.
    Obrigado pela dica.

  2. Sim, com certeza. Foi muito útil, antes mesmo de terminar de baixar um programa para tal serviço já tinha dado up nuns arquivos q precisa mandar para um ftp … Vlw…

  3. Boa. Mas, olha: para arquivos muito grandes é bom ter sempre um software (Filezilla, que seja). Isto porque, se o Windows der erro, ele não retoma o upload de onde parou.
    O único incômodo que pode acontecer.

  4. Ok, perfeito, já havia pensado nesta possibilidade e baixei a extensão FireFTP do Mozilla, mas como disse a dica foi muito útil, eram apenas 17MB … Vlw …

  5. Olá,
    Gostaria de saber se com este procedimento é possível realizar o caminho inverso, ou seja, passar os arquivos do site para o meu computador.
    Um abraço e parabéns pelo artigo.

  6. ótima dica, me ajudou bastante!
    Mais está dando errado quando eu abro a página no “meus locais de rede” aparecee esse recado!
    O windows nao pode acessar esta pasta. Verifique se você digitou o nome do arquivo corretamente e tem permissao para acessar o local especificado.
    Detalhes:
    The connection with the server was reset.
    como eeu façoo?

  7. amigo, não estou conseguindo localizar os primeiros comandos do passo a passo:
    1.Navegue para Meus Locais de Rede e a partir do menu Tarefas de Rede, clique em Adicionar um local de rede.
    2.No Assistente para Adicionar Local de Rede, clique em Avançar.
    3.Clique em Escolher outro local de rede, e então clique em Avançar.
    4.Digite o endereço de Internet fornecido pelo seu provedor.
    meu sistema é um xp sp2 sabe me dizar porque não consigo encontrar essa opção nos locais de rede do meu sistema?
    abraço.

  8. Amigo, sempre fiz FTP utilizando o velho DOS, até pq fiz um .BAT para facilitar minha vida, porém da semana passada para cá deixou de funcionar. Reclamei com o provedor e ele disse está tudo funcionando como antes e para provar ele pediu para eu testar do W7. Realmente do W7 funciona, porém do XP apenas CD ou PWD funcionam, LS, PUT ou GET deixaram de funcionar. Alguém saberia dizer o motivo??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.