Tecnologia

Comparando o XPS da Microsoft com o PDF da Adobe

O formato de documento XPS, da Microsoft aparece como um rival direto do já famoso Adobe PostScript e da tecnologia PDF.

O XPS é um novo formato de arquivo de documentos, semelhante em muitos aspectos ao PDF, além de ser também um formato spool.

Isto significa que quando você imprime em um computador com Windows ou Mac, o sistema de impressão tem um formato que ele usa para comunicar os dados através do subsistema de impressão e envia o resultado para o dispositivo de impressão.

É também uma linguagem de descrição de página, semelhante ao PCL PostScript, que pode ser usada para transmitir todas as informações para uma impressora, onde se transforma em dados que saem impressos em uma folha de papel.

Em uma entrevista ao Infoescravo, Adrian Ford, explica quais são as diferenças entre o XPS e o PDF, e quais são as semelhanças entre os dois formatos. Acompanhe:

Como o XPS é semelhante ao PDF?

[spoiler]Como no PDF, você pode ter um documento em XPS para compartilhar com outras pessoas e enviar por e-mail, e este documento contém todos os dados e recursos gráficos originais (incluindo imagens, fontes e tudo mais), com suporte a compressão de uma forma eficiente. As pessoas podem ver esse documento em um visualizador leve, não relacionado com aplicativos de criação de conteúdo. Nesse sentido, o modelo tem características semelhantes ao formato PDF.[/spoiler]

No que o XPS é diferente do PDF?

[spoiler]Uma das coisas fundamentais sobre o XPS é o uso do mesmo no âmbito do subsistema de impressão do Windows. Há toda uma série de problemas e limitações que você têm de enfrentar ao imprimir no Windows. Os desenvolvedores de aplicativos ou desenvolvedores de driver de impressora tem que trabalhar muito duro para fazer essas coisas funcionar e para contornar essas limitações no subsistema de impressão.

Hoje você pode ter uma aplicação que compreende a impressão de fotos RGB em gama de largura, mas o pedido não pode enviar esses dados através do subsistema de impressão para uma impressora, porque essa informação extra se perde. Então, hoje você utiliza frequentemente softwares que contornam o subsistema de impressão, e você acaba não conseguindo imprimir belas imagens em sua impressora Epson. Há uma série de problemas reais que o XPS resolve no ambiente de impressão que o PDF não soluciona.[/spoiler]

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.