Tecnologia

Compartilhe arquivos e impressoras na Rede Doméstica

Compartilhar arquivos e impressoras em casa nunca foi tão fácil.

Você está no sofá com o laptop e passa por uma página da Web que deseja imprimir – mas a impressora está no andar de cima.

Ou, digamos, você está fazendo um boletim informativo familiar e precisa de um retrato– aquele que está no PC do seu marido.

Não é necessário subir as escadas ou fazer o seu esposo enviar a foto por email. OWindows 7 tem uma forma melhor. É o Grupo Doméstico, que facilita o compartilhamento de imagens, músicas – e até mesmo impressoras USB – na rede doméstica.

Ao toque de um botão

O Grupo Doméstico é apenas uma das formas como o Windows 7 simplifica a rede doméstica. A Conexão Fácil do Windows é outra. Esse recurso possibilita a configuração da rede doméstica sem fio ao toque de um botão – basta comprar um roteador Wi-Fi com o adesivo “Compatível com o Windows 7”.

Assim que a rede for configurada, o novo menu Exibir Redes Disponíveis facilita a conexão. Localizado na barra de tarefas, ele exibe todas as opções – Wi-Fi, banda larga móvel, dial-up ou VPN corporativa – numa única visualização. Alguns cliques, e pronto.

Compartilhamento da maneira mais fácil

Obviamente, o compartilhamento é o que torna a rede doméstica prática. É onde entra o Grupo Doméstico.

A configuração é simples. As marcas de seleção permitem marcar as bibliotecas que você deseja compartilhar – Imagens, Documentos, Músicas ou Vídeos. Se tiver uma impressora conectada ao PC, também será possível compartilhá-la. Em seguida, o grupo doméstico recebe uma senha secreta, para que apenas você ou pessoas confiáveis possam acessá-lo.

Prático para famílias

Um grupo doméstico é como a criação de um pequeno clube exclusivo, tornando-o especialmente prático para famílias.

Música, por exemplo, é algo que todos da família podem compartilhar. Para coisas que apenas os pais devem ver – como extratos bancários ou listas de compras – a nova opção “Compartilhar com” é uma forma rápida de disponibilizar arquivos apenas para pessoas específicas.

O que é necessário

  • Dois ou mais PCs com o Windows 7.
  • Uma rede doméstica com ou sem fio.

Opcional:

  • Uma impressora USB.

Dicas: Não está a fim de subir as escadas para imprimir algo? Se outro PC do grupo doméstico tiver uma impressora conectada, você pode ficar onde está e usá-la. Acessar arquivos e impressoras em outros computadores do grupo doméstico.

Você usa rotineiramente várias impressoras com seu laptop? Use o recurso de Impressão com Reconhecimento de Local, que muda automaticamente as configurações de impressora padrão quando você vai de um lugar para o outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.