Tecnologia

Dá pra captar sinal da TV digital usando antena parabólica?

Desde o dia 2 de dezembro, as emissoras de televisão vêm aos poucos migrando suas programações e transmissões para o formato digital.
O que ocorreu à época foi o início somente da chamada “transmissão terrestre” da televisão digital, em que o pacote de dados (áudio, vídeo, interatividade e dados do programa) é enviado diretamente do transmissor (a antena da emissora) para o receptor (a antena e conversor) na casa do usuário.
A novidade que aos poucos começa a ser implantada é a transmissão do sinal digital por satélite. Neste caso, o sinal sai do transmissor para um satélite, e este reflete o pacote de dados para as antenas parabólicas dos telespectadores.
A vantagem neste caso é que se pode ir além das atuais restrições de alcance da TV digital, hoje apenas incipiente em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na teoria, parabólicas em qualquer região do Brasil podem receber sinal digital.
O que o espectador vai precisar é de um set-top box (conversor) específico para antena parabólica, com um demodulador interno diferente daquele usado para a transmissão terrestre.
No entanto esses conversores específicos para antena parabólica ainda não estão à venda no Brasil – espera-se que eles estejam disponíveis a partir de maio.
Das principais emissoras de TV do Brasil, as únicas que já fazem esse tipo de transmissão são Rede TV! e Band.
A Rede Globo ainda faz testes com esta modalidade de transmissão, mas de uma maneira diferente. O sinal é enviado de forma codificada para o satélite e, em vez de ir direto para as casas dos espectadores, é enviado para as afiliadas da emissora. Estas decodificam o sinal e o retransmitem para as casas pelo modo “terrestre”.
A diferença entre as duas formas
Band e Rede TV! têm uma programação unificada para todo o Brasil, ou seja, todos os brasileiros assistirão a mesma grade usando parabólica.
As afiliadas da Globo, por sua vez terão autonomia para regionalizar a programação, já que haverá esta retransmissão. Comerciais e programas locais poderão ser especificados.
Mas pode haver um problema numa eventual opção pela TV digital nas parabólicas. Hoje, quem quiser aderir, terá acesso a apenas esses poucos canais digitais, pois a programação analógica não irá pegar. Para assistir aos outros canais, será necessário retornar para o modo analógico.
Isso deve manter lenta a adoção da TV digital parabólica. Enquanto não houver uma solução única de todos os canais digitais, não haverá grande migração para a transmissão por satélite. via PC World

0 Comments

  1. Acho q a Globo está dificultando as coisas,pq as trasmissões em alta definição poderiam ser feitas da mesma mameira que é feita hj a transmissão analogicas para suas filiadas o espaço de programação local será respeitada do mesmo jeito,as emissoras locais poderão interromper as transmissões nacionais para exibir a programação local,como telejornais por exemplo, e assim nada mudaria,apenas a boa vontade de fazer bem feito.

  2. Boa tarde…eu vi recentemente em um comercial de tv sobre tva cabo via embratel no valor de (59,90)(cinquenta e nove reais e noventa centavos)por trinta canais e verdade?;ou entendi errado!!!
    Obrigado.

  3. Se o sinal digital vem para melhorar as emissoras tem por obrigação deixar que os telespectadores optarem por assitir o querem. A programação regional nem sempre tem o que queremos assistir. A regionalização é importante, mas temos que ter a opção da rede nacional. Se o sinal vem para melhorar para que complicar.

  4. boa noite,tenho uma antena parabolica e consegui pegar sinal digital com ela, detalhe aqui onde eu moro ainda nao tem sinal digital, so tem em algumas regioes onde pegam aproximadamente 2 canais e com meu receptor consegui pegar varios canais, basta instalar um receptor no meu caso uso o lb sat 7000, qualquer duvida me consulte.
    obrigado.

  5. Vanderson,
    Fiz o mesmo, é normal pegar apenas um ou outro canal? São muito poucos os que pegam…É assim mesmo ou sera que estou deixando de fazer algo…ou fazendo algo errado…?
    O receptor chegou a localizar centenas de canais…mas quase todos estao sem sinal…
    É normal?

  6. Alan,
    No meu receptor pega aproximadamente uns 17 canais abertos fora as radios, tambem pegou uns canais codificados assim apenas com o som e sem imagem.verifique se sua antena esta posicionada corretamente, no meu caso usei um receptor de parabolica comum para posicionar minha antena porem tem como vc posicionar sua antena com o receptor digital tb.(obs:quanto maior a parabola maior e seu sinal a minha tem 2 MTS.)

  7. Olá!!
    Eu tenho uma antena parabolica, e gostaria de saber como faço pra estar recebendo o sinal digital atraves dela mesma, por favor tem como isso acontecer? desde de ja agradeço a atenção.

    1. Olá Tales Melo, tenho pesquisado sobre este problema de Antena Parabólica X Conversor Digital. Vi que vc tem o mesmo problema que eu. Você já conseguiu ter os canais digitais direto da sua parabólica com o conversor? Moro no Rio de Janeiro.
      Obrigada pela atenção.
      Sueli.

  8. Olá!!
    Eu recebo um sinal de parabolica no interior do rio de janeiro, dizem que o sinal digital já é transmitido pela tvdigitalrural. Se eu adquirir uma tv digital com conversor embutido eu vou conseguir conectar direto o cabo da parabolica na tv e irei assistir em digital? desde ja agradeço a atenção.

  9. Olá!
    Eu morro no Rio Grande Do Sul e tenho uma antena parabolica, e gostaria de saber como faço pra receber o sinal digital atraves dela mesma, tem como isso acontecer? Ou o que devo fazer. Desde de ja agradeço a atenção.

  10. vç que ja adiquiriu o modelo de conversor digital set-top-box para parabolica, e bom funciona bem [set-top box (conversor) o que achou faça um comentario

  11. Bom dia, moro em Blumenau-sc, a minha tv tem conversor digital e tenho antena parabólica, consigo assistir já com tv digital?
    abraço e aguardo resposta.

  12. bom dia
    gostaria de saber como eu posso receber o sinal da tv a cabo pela parabolica e qual o receptor eu deveria comprar se hover possibilidade

  13. boa noite gostaria de saber .Si tem como ter um sinal de graça de tv de canal via satelite pela parabolica, qual aparrelho que tem que comprar,e contos canais pode pegar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.