Tecnologia

Desta vez o Yahoo! abriu mesmo as buscas

Falando em Yahoo! e seu Open Strategy, desta vez o portal liberou geral com o projeto BOSS (Build your Own Search Service).
A princípio pode parecer apenas mais um lançamento de API aberta (como o Google Custom Search Engine), mas o projeto é bem mais audacioso do que isso.
Com o BOSS qualquer usuário e empresa pode usar a estrutura do buscador do Yahoo! para criar seu próprio buscador, sem pagar nada nem atender exigências, como dar créditos mostrando o nome do Yahoo!.

O BOSS tem uma interface para a criação de mashups entre APIs abertas. Isso abre as portas do buscador para sistemas como o Digg e o próprio Google. A API já vem com função para correção ortográfica e filtros para barrar pornografia, especificar o tipo de imagens que serão mostradas e encontrar notícias de acordo com critérios de data (como fazer pesquisas dentro do Flickr e do Yahoo! News).
Em troca dessa ajuda, o Yahoo! pede para exibir seus anúncios nas buscas (exceção feita para instituições de ensino). Nos próximos meses, a empresa também planeja criar um plano para dividir lucros gerados pelos anúncios com quem usar o BOSS.
O “buscador semântico” Hakia e o “buscador social” Me.dium são dois exemplos de mecanismos que já usam o Yahoo! como motor. O blog TechCrunch, que publicou essa história em primeira mão, também já começou a usar o motor do Yahoo! para melhorar seu sistema interno de buscas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.