Tecnologia

Diversos comunicadores instantâneos reunidos em apenas um

O fim do Windows Live Messenger foi decretado, e a Microsoft aconselhou que seus usuários migrassem para sua outra plataforma de bate-papo, o Skype.

Entretanto, há outras boas (e mais leves) opções aos softwares de chat da Microsoft.

Uma das melhores, que foi avaliada por 60 dias, atende pelo nome de Nimbuzz.

Criado em 2006 pelos holandeses Evert Jaap Lugt e Martin Smink, o programa não é apenas uma alternativa ao Skype (já que permite também a conversação via VoIP, ou voz sobre IP).

Ele consegue juntar sob uma mesma interface contatos e mensagens de outras plataformas de mensageiros instantâneos, como o Yahoo Messenger, o GoogleTalk, o Facebook – além do Live Messenger.

nimbuzz

Para utilizar o programa, basta abrir uma conta gratuita no sistema Nimbuzz depois de baixar o programa. Sua instalação é rápida e fácil, bastando poucos “Oks” para habilitá-lo no computador.

Com ele no PC, deve-se fazer o pequeno cadastro (pouca coisa além de nome e senha).

Depois, uma vez dentro da rede Nimbuzz, o usuário pode se conectar às outras plataformas nas quais possui conta.

Durante todo o período de testes, o Nimbuzz se mostrou bastante estável e robusto. Em nenhum momento travou, apresentou instabilidades ou desconectou de qualquer uma de suas redes de bate-papo.

Um dos únicos pontos negativos do software está relacionado a sua integração com o Facebook: quando se desabilita o chat da rede social, no Nimbuzz ele continua aparentemente conectado, embora não receba mensagens.

De volta às vantagens, o programa também possui versões para smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Nas ligações via VoIP, embora um tanto lento nas transmissões de voz, realiza as chamadas a contento e com bom áudio.

Outro ponto positivo é que ele possui uma interface simples e com várias ferramentas para alterar os dados dos usuários, como descrição de perfil, status e imagem.

O programa ainda tem a capacidade de dividir por grupos os contatos de cada mensageiro.

Em resumo, é uma excelente pedida a usuários que não queiram utilizar o Skype, que estejam reticentes em abandonar o Messenger e que queiram integrar em uma mesma interface diversos comunicadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.