Tecnologia

Explore a interface do Linux Ubuntu

Uma das primeiras coisas que você vai perceber com relação ao Ubuntu é que é necessário logar toda vez que se inicia o sistema, usando o nome de usuário e senha que você determinou durante a instalação.
Se preferir – e se não estiver preocupado com terceiros acessando seu PC – você pode configurar o sistema para fazer login automaticamente na aba Segurança do painel Janela de início de sessão no menu Administração.
Mesmo que você faça isso, não se esqueça da senha; diferentemente do Windows, você vai precisar dela sempre que for instalar um software ou realizar tarefas administrativas mais delicadas. Ainda que isso pareça irritante, tal fato contribui para o ponto forte da plataforma: sua alta segurança.
A interface padrão Gnome GUI da área de trabalho do Ubuntu se baseou em diversas idéias de outros sistemas operacionais. O que isso quer dizer? Talvez ela lhe seja mais familiar do que você imagina.
A versão alternativa Kubuntu usa outro ambiente chamado KDE, que se parece mais com o Windows – enquanto a Gnome é mais similar ao Mac OS.
No Gnome, as barras superior e inferior, juntas, fazem funções equivalentes às do Windows. A barra superior contém menus para abrir aplicativos e configurar o sistema, enquanto a inferior monitora os programas que estão ativos.
Além disso, no canto esquerdo da barra inferior há um botão para esconder todas as janelas abertas; à direita ficam quadrados que representam “workspaces virtuais”.
A interface Gnome permite abrir duas ou mais workspaces, cada uma atuando como uma área de trabalho independente, como se você estivesse trabalhando em múltiplos monitores. Clicar nesses quadrados alterna de um workspace para outro. Você também verá o ícone da Lixeira à direita.
A navegação por menus e janelas segue as convenções normais. O botão da esquerda do mouse seleciona itens, e um clique duplo abre ou executa tal item. Por consequência, o botão da direita abre um menu de contexto. Há ainda alguns atalhos universais pelo teclado, como Alt-Tab para alternar janelas, Alt-F1 para mostrar o menu de Aplicativos e F1 para ajuda.

< Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo >

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.