Tecnologia

Forma prática de compartilhar uma pasta no Dropbox

Quase todo mundo que usa o Dropbox sabe que é possível compartilhar arquivos e pastas com ele.

Ainda assim uma boa parte destes usuários, talvez a maioria, faz isso da forma errada.

Alguns afirmam erroneamente, que é necessário ter uma conta no Dropbox para acessar arquivos compartilhados.

Não é verdade. A não ser que você queira dar à outra pessoa a habilidade de modificar os itens compartilhados ou seja, sobrescrever arquivos, adicionar ou excluir arquivos de uma pasta, ela não precisa de uma conta no Dropbox.

Para acessá-los basta um navegador e uma conexão à internet.

O Dropbox oferece duas formas de compartilhamento: o compartilhamento normal e o através de um link.

A primeira é a mais conhecida, mas em muitos casos o link faz mais sentido.

Quando você convida alguém a compartilhar uma pasta e o convite é aceito, todo o conteúdo da pasta é copiado para a pasta Dropbox do convidado.

Quando qualquer um de vocês altera o conteúdo da pasta, as mudanças são sincronizadas em ambas as contas. Mas isso exige que ambas as partes tenham uma conta no Dropbox.

Obter um link para compartilhar uma pasta ou arquivo é fácil

Para obter um link, clique com o botão direito do mouse na pasta ou arquivo que você quer compartilhar e escolha a opção Compartilhar Link no menu.

Uma nova página surgirá em seu navegador, onde você pode indicar os endereços de e-mail das pessoas com quem quer compartilhar e escrever uma curta mensagem.

Se você está trabalhando em um projeto onde outras pessoas precisam modificar os arquivos, o compartilhamento convencional é a melhor opção.

E como os links de compartilhamento são livremente acessíveis pela Web, sem qualquer forma de controle de acesso ou criptografia, tenha cuidado com o que compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.