Tecnologia

Governo dos EUA informa que já possui internet quântica

A notícia vem do Laboratório Nacional de Los Alamos, que desenvolveu as bombas atômicas dos EUA – e, agora, informa que já possui uma espécie de internet quântica há mais de 2 anos.

Trata-se de uma rede de computadores que utiliza certas propriedades da física quântica para transportar dados de maneira instantânea.

A rede quântica usa pares de fótons (partículas de luz) emaranhados, que têm uma característica notável: se você alterar um deles, o outro se modifica instantaneamente, mesmo se os fótons estiverem a quilômetros de distância, e não houver contato ‘físico’ entre eles.

Ou seja: manipulando esses fótons, você consegue transmitir informação quanticamente – da mesma forma que, hoje, as redes tradicionais manipulam elétrons para transmitir informação.

Com a diferença de que a transmissão quântica é instantânea. É um teletransporte de dados.

A computação quântica é interessante porque, no futuro, poderá dar origem a redes de altíssima capacidade, incalculavelmente mais rápidas que a internet.

Essa tecnologia já é dominada por alguns laboratórios e empresas (já existe até um computador quântico produzido comercialmente, que pode ser comprado por US$ 10 milhões), mas os pesquisadores de Los Alamos foram os primeiros a conseguir montar uma rede com ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.