Tecnologia

Hábitos que devem ser mantidos por quem usa antivírus

Como vimos no artigo anterior, seu computador pode ter vírus mesmo que o antivírus não encontre nada.
Por isso existem alguns hábitos que devem ser mantidos por TODOS os usuários de antivírus.
Manter estes hábitos é a única maneira de garantir que a sua máquina permaneça limpa.
Veja agora pelo menos 5 hábitos saudáveis (e necessários) para manter a sua máquina livre dos vírus.
São eles:
1. SEMPRE faça as atualizações do seu sistema operacional. O ideal é configurar as atualizações do Windows para o modo automático, em um horário que você tenha a certeza de que a máquina estará ligada. Se uma atualização for liberada, instale-a IMEDIATAMENTE, pois a atitude “vou deixar para depois” deixará sua máquina à mercê das pragas.
2. SEMPRE atualize as definições de vírus do seu antivírus. Todos os dias surgem novas ameaças e, portanto, seu antivírus deverá ser atualizado quase que diariamente, pois as vacinas para as novas ameaças não tardam a chegar através do sistema automático de atualização.
3. NUNCA ignore um aviso do seu antivírus quando ele informa que as definições de vírus estão desatualizadas.
4. Pode parecer repetitivo, pois já comentamos em outros artigos, mas NUNCA faça downloads de fontes desconhecidas ou suspeitas, nunca clique em anexos ou links em emails. Pode parecer exagero, mas seja rigoroso: sempre pergunte ao remetente se foi ele mesmo que enviou o link, a foto, a música, o documento, etc.
5. Execute periodicamente a famigerada varredura completa.

Se você não consegue ficar longe do PC, agende no antivírus um horário em que você não esteja em casa ou esteja dormindo.

Não é por ser muito chato que o seu antivírus fica o tempo todo avisando que nunca foi feita uma verificação completa ou ela foi feita há muito tempo. Ele faz isso por que é uma atitude essencial, que deve ser tomada para procurar eventuais ameaças que possam ter entrado sem serem detectadas.
» Antivírus – Diferentes remédios para diferentes doenças

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.