Tecnologia

Inclua códigos Javascript em posts do Blogger

Um infoescravo pergunta como se consegue colocar objetos, snippets e outros javascripts no blogspot.

Como você provavelmente já deve ter notado, a plataforma do Google [Blogger] provê um código Javascript excelente nas templates padrão, mas infelizmente não há suporte para tags de Script nos posts.


Quando você tenta publicar um post no blogspot contendo código Javascript, é brindado com uma mensagem de erro, dizendo – “Seu HTML não pode ser aceito: Tag is not allowed: 
Acontece que hoje há dezenas de bons motivos de querermos embutir códigos javascript nos posts e não somente na template. Por exemplo, você gostaria de postar vídeos de Blip.tv ou ter um leitor do Google com seus itens compartilhados. Em ambos os casos você tem que mandar o bom e velho ctrl+c / ctrl+v pra embutir algum código.

Temos aqui uma forma fácil e rápida de colocar os “códigos proibidos”.

Escreva um novo post no editor do Blogger ou abra um post já existente. Agora copie e cole o código Javascript e publique.

Aparecerá a tal mensagem de erro, certo?. Ignore. Logo abaixo da mensagem maldita há uma caixa com a opção “Parar de mostrar erros de HTML para esta postagem” – marque a caixa e republique. Guau! O post está online.

Palavras de cautela – Não tente fazer isso com editores como o w.bloggar ou Windows Live Writer. Eles até vão publicar seu post sem qualquer mensagem de erro mas quando você abrir o blog verá que o código javascript não será executado corretamente. Sempre use o editor padrão do Blogger para publicar posts que contenham Javascript.

Mesmo que esse truque seja útil na publicação de conteúdo Adsense nos posts, eu não sugiro que se faça porque, no futuro, o Google pode decidir modificar o código do Adsense aí você terá que revisitar todos aqueles posts para modificar os códigos.
Tá dada a dica.

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.