Tecnologia

MacBook transformado em Tablet

Isso mesmo, você leu certinho: seu macBook pode ter as funções de um tablet.
A Axiotron oferece o ModBook, notebook modificado com funções parecidas com as do TabletPC, mas equipado com o Mac OS X.
Se você tem um MacBook pode contratar o serviço e transformar sua máquina em um Tablet.
Há anos usuários pedem que a Apple crie um notebook com tela sensível ao toque e reconhecimento de escrita à mão.
Os TabletPC criados pela Microsoft e fabricados por empresas como HP e Toshiba, têm sucesso relativo.
Muitos trazem design elaborado, com tela destacável que se comunica sem fio com o resto do aparelho ou com mecânica que permite girar a tela no seu eixo e deitá-la sobre o teclado, fazendo do laptop um grande – e pesado – bloco de anotações.
O Windows XP TabletPC Edition, que traz as tecnologias de reconhecimento de texto escrito, funciona bem para o inglês, mas nunca chegou a ser traduzido para o português. O Windows Vista incorpora as tecnologias do Tablet mas é localizado.
Modbook - Seu MacBook com funcão de Tablet
De acordo com a Axiotron, o ModBook terá suporte à escrita na tela, reconhecimento de texto, webcam iSight integrada, drive de CD e DVD e a opção de instalar um sistema GPS que para a empresa é única no mercado dos Macs. Como o nome indica, o ModBook é uma versão “mod”ificada do MacBook.

O produto é uma espécie de nostalgia do Newton, o PDA vendido pela Apple entre 1993 e 1998 e que foi um dos primeiros micros de bolso do mercado. Sua tecnologia era avançada para a época e rede uma comunidade fiel de fãs, que mantém o desenvolvimento de aplicativos e alteram o sistema operacional da família de aparelhos. Parte do sistema de reconhecimento de escrita foi incluido no Jaguar, o Mac OS X 10.2 e aparece sob o nome Inkwell quando uma placa digitalizadora é ligada a um Mac.

Jobs, no entanto, já descartou a criação de um novo PDA pela Apple. O mercado dos aparelhos é canibalizado a cada ano pelos smartphones, que incorporam as funções de celular aos micros de bolso. Fabricantes tradicionais como a Palm enfrentam problemas e já pularam a cerca, fazendo mais sucesso com sua linha de celulares Treo do que com os tradicionais PDAs. A Sony, que tinha a ótima família Cliè, abandonou a fabricação global em 2005.
O mais próximo de um novo Newton é a família iPhone que, além de um celular comum, é um smartphone, com teclado QWERTY e reconhecimento de escrita.
E a Apple também sabe que o mercado de TabletPC é limitado a quem trabalha em chão de fábrica e profissionais como médicos e engenheiros, que se deslocam durante todo o dia. Desenhar e produzir um aparelho desses é caro e tem alcance limitado. Mais uma vez, o potencial dos novos processadores e memórias flash levará o uso dos Tablets para os smartphones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.