Tecnologia

Meego “nasce” ainda em março

Intel e Nokia planejam abrir em breve um repositório de código para seu novo sistema operacional baseado em Linux.

por Antonio Blanc

Em meados de fevereiro Intel e Nokia anunciaram a criação do Meego, uma fusão entre o Maemo 5, o sistema operacional baseado em Linux usado pela Nokia em seu smartphone/tablet N900 e o Moblin, uma distribuição Linux otimizada para netbooks originalmente desenvolvida pela Intel. Embora muitos dos detalhes do projeto ainda não estejam definidos, os primeiros resultados já serão visíveis à comunidade de desenvolvedores no final deste mês.

Em um post no blog oficial do projeto, Valtteri Halla, membro do Technical Steering Group (comitê que determina as decisões técnicas), menciona que um dos objetivos é abrir um repositório de código “até o fim deste mês”. Isto não significa o lançamento de uma primeira versão do sistema, mas é um “ponto de partida” para que o desenvolvimento possa de fato ser iniciado.

Algumas tecnologias base para o sistema (Qt, RPM, GStreamer, DBUS) já foram selecionadas, mas muito do restante está em aberto. Segundo Halla, o Meego deve ir além de seus antecessores (Maemo e Moblin) e ter um processo de desenvolvimento ainda mais aberto “é pesquisa e desenvolvimento em público na internet, de forma completamente transparente”, diz. O Meego deve rodar tanto no N900 quanto em netbooks e ultraportáteis com processadores Intel Atom. O projeto será hospedado pela Linux Foundation.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.