Tecnologia

Meu PC não reconhece um cartão SD. E agora?

Tenho um Nintendo DSi e uso cartão SD para conectar o console no PC.
Recebi uma mensagem de erro do Windows informando que o computador não foi capaz de reconhecer a unidade referente ao cartão de memória. O que fazer?
Taciana Camargo, Cabo Frio-RJ
Taciana, as origens do problema podem ser duas: a unidade de leitura de cartões do PC ou o próprio cartão de memória.
Na pior situação, o problema pode estar em ambos.
Remover um dispositivo de armazenamento portátil como pendrive ou leitor de cartões sem desligá-lo corretamente (clicando com o botão direito sobre o ícone do drive e selecionando Remover hardware com segurança), pode fazer com que o sistema ‘congele’ a unidade, impedindo o acesso aos dados.
Um procedimento que vale a pena tentar é desativar a unidade do computador que não está funcionando (suponhamos que seja H:) e depois inserir novamente o cartão SD para ver se o reconhecimento da unidade volta ao normal.
Para isso, clique em H:, que aparece na árvore do painel Pastas do Windows Explorer, com o botão direito e selecione Desconectar-se. Isto fará com que o a unidade de disco desapareça como opção.
Insira novamente o cartão SD e veja se o reconhecimento voltou a acontecer normalmente. Em caso negativo, insira ou outro cartão de memória para ver se o leitor é capaz de reconhecê-lo. Se sim, o dispositivo está funcionando corretamente; caso contrário, é provável que haja um problema de hardware.
Para verificar o estado de “saúde” do cartão de memória, peça a um amigo que tente acessá-lo em outro computador. Se funcionar, o problema está mesmo com o drive de leitura do seu PC; substitua a unidade assim que possível. Se o cartão não puder ser acessado neste outro computador, é bem provável que ele esteja arruinado e você tenha de comprar outro.
Reconhecendo o Cartão de Memória
Se o seu cartão de memória está em conflito com algum disco, ou seja, possui a mesma letra de um drive já instalado, você deverá então modificar a sua identificação, por exemplo, de D:/ para E:/ e isso é muito fácil:
Vá em Iniciar/Painel de Controle/Ferramentas Administrativas/Gerenciamento do Computador/Gerenciamento de Disco e identifique na barra de rolagem á direita a unidade de disc que corresponde ao seu cartão e clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Alterar letra da unidade de disco e pronto, é só escolher uma não utilizada.
Soluções profissionais
Além da escolha de outra letra da unidade ainda há mais o que fazer caso essas ações não surtam efeito. Existem softwares que podem tentar recuperar as informações gravadas no cartão, muitos deles freeware e, dependendo da importância dessas informações, pode-se também recorrer a empresas especializadas em recuperar dados.

7 Comments

  1. quando coloco meu cartão sd do selular com o adaptador no meu computador ele não da informação nenhuma se reconhece ou não ,ja tentei colocar outro cartão de memoria mais continua a mesma coisa .o que devo fazer ??

  2. o meu nao tem essa parte de ferramentas administrativas , citadas a baixo
    Vá em Iniciar/Painel de Controle/Ferramentas Administrativas/Gerenciamento do Computador/Gerenciamento de Disco e identifique na barra de rolagem á direita a unidade de disc que corresponde ao seu cartão e clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Alterar letra da unidade de disco e pronto, é só escolher uma não utilizada.

  3. Iniciar/Painel de Controle/Ferramentas Administrativas/Gerenciamento do Computador/Gerenciamento de Disco só há unidade (C) e (D) não há unidade (E) o que fazer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.