Monitorando sua atividade no Gmail

Última atividade da conta

Para visualizar a atividade recente da sua conta de e-mail, clique no link Detalhes ao lado da linha Última atividade da conta, na parte inferior de qualquer página do Gmail.

A atividade recente inclui os acessos ao seu e-mail, feitos de um navegador comum, de um cliente POP, de um celular etc.

Listaremos o endereço IP pelo qual o acesso foi feito, o local associado, a data e a hora.

Como usar esses dados
Se estiver preocupado com o acesso não autorizado ao seu e-mail, você poderá usar esses dados para descobrir se e quando alguém acessou suas mensagens. Usamos essas informações para resolver problemas relacionados a atividades de conta não autorizadas. Agora elas estão disponíveis para você. A coluna Tipo de acesso mostra algum acesso incomum? Se você não usa POP para coletar os seus e-mails, mas a tabela Atividade recente mostrar algum acesso POP, isso pode ser um sinal de que a sua conta foi comprometida.

A coluna Endereço IP também é útil. Nela, listamos os últimos cinco endereços IP e o local associado. Como descobrimos o local? Na maioria dos casos, nós fazemos a correspondência entre o seu endereço IP e uma ampla localização geográfica. Se você sempre ou quase sempre acessa a sua conta usando um único computador, o seu endereço IP deve ser o mesmo ou deve começar com os mesmos dois conjuntos de números (por exemplo, 172.16.xx.xx). Se você vir um endereço IP muito diferente do seu endereço IP habitual, isso pode significar que você acessou recentemente a sua conta de um local diferente ou que alguém acessou os seus e-mails. O seu endereço IP atual é exibido abaixo da tabela Atividade recente. Além disso, o local e os mapeamentos de IP nem sempre são precisos, especialmente nos casos em que os logins são antigos.

Observação: Se você tiver ativado o POP3 ou o IMAP, essa informação será exibida na sua tabela de atividade recente. Caso esteja transferindo as suas mensagens para uma outra conta do Gmail, um IP do Google será exibido. Isso acontece porque as mensagens estão sendo transferidas por meio dos nossos servidores. Além disso, se você usar um serviço de terceiros com o serviço do Gmail, como sites de redes sociais, não poderemos garantir a segurança desse serviço. Nesse caso, você pode considerar o uso do encaminhamento, se possível. Caso contrário, verifique se os detalhes de recuperação da sua conta estão completamente atualizados.

Observe também que alguns provedores móveis e proxies da internet podem ser exibidos no seu histórico de login recente e, em alguns casos, aparentarem ter vindo de um local geográfico diferente do qual você normalmente está baseado.

Se você desejar obter mais informações além daquelas fornecidas na seção Última atividade da conta, saiba que a política do Google é de fornecer informações apenas quando determinado por um mandato judicial válido de terceiros ou por outro processo legal apropriado.

Sessões simultâneas
Se a sua conta do Gmail estiver sendo acessada atualmente em outro local, nós listaremos as outras sessões na tabela Informações sobre sessões simultâneas. Isso pode significar apenas que você está com outra janela do navegador aberta com o Gmail carregado ou que o seu computador de casa está conectado ao Gmail enquanto você está acessando os seus e-mails no trabalho. Se estiver preocupado com algum acesso simultâneo, você poderá sair de todas as sessões que não sejam a sua sessão atual, clicando em Sair de todas as sessões. Ao colocar um aviso, você não está apenas sinalizando que os invasores foram detectados? Projetamos o alerta para ser exibido somente para os usuários que fizeram logins que consideramos legítimos. Se detectarmos atividades suspeitas de um endereço IP em particular, não exibiremos o alerta para os usuários conectados por esse endereço.

Estou vendo alertas com frequência na minha conta. O que isso significa?
Se tiver certeza de que está recebendo vários alertas devido a viagens frequentes ou acesso móvel, você pode desativá-los na página de detalhes da última atividade da conta.

Se você não tiver certeza ou não reconhecer a atividade, isso pode indicar que sua conta foi comprometida por malware. O malware, também conhecido como badware, é um software mal-intencionado que tenta roubar informações confidenciais do seu computador, enviar spam ou cometer fraudes. Esse tipo de software geralmente vem incluído com outros downloads gratuitos sem seu conhecimento. Execute uma verificação no seu computador usando um software antivírus confiável. Caso a verificação detecte algum aplicativo ou programa suspeito, descarte-os imediatamente. Observação: Não temos qualquer vínculo com essas empresas e não podemos fornecer comentários sobre sua eficiência. No entanto, podemos afirmar que experimentar todos esses programas sempre faz diferença, assim como ter as versões mais atualizadas.

Preocupado porque a sua conta foi comprometida?
Altere a sua senha e a pergunta de segurança. Se você precisa de sugestões sobre como escolher uma boa senha ou pergunta de segurança, é possível encontrar dicas em Escolher uma pergunta de segurança e uma senha adequada. Quando estiver pronto, siga as instruções em Como alterar sua senha e Como alterar a sua pergunta de segurança.

Para aumentar a segurança, sugerimos que você adicione o SMS como opção de recuperação. Com a recuperação de conta via SMS, enviaremos um código de verificação para o seu celular quando for necessário recuperar a sua conta. Para obter mais informações, visite Permitir que o Google envie uma mensagem de texto com o seu código de recuperação.

Se desejar obter mais informações sobre segurança de contas, sugerimos que você leia algumas dicas em Como manter seus dados seguros.

Posso desativá-los?
É possível desativar os alertas de última atividade da conta alterando as preferências de alerta abaixo da tabela de atividade recente. Clique em Alterar, ao lado de Mostrar um alerta para atividades incomuns, e você visualizará a opção para nunca mostrar um alerta de atividade incomum. Lembre-se de que precisamos de aproximadamente uma semana para desativar esse recurso, pois temos que garantir que não foram pessoas mal-intencionadas que desativaram os seus alertas.

Add Comment