Tecnologia

O Orkut vai dar dinheiro! Até que enfim…

Em turnê na América Latina para divulgar o OpenSocial, o evangelista de API do Google, Patrick Chanezon trouxe boas notícias sobre a plataforma para criação de aplicativos compatíveis com múltiplas redes sociais: o sistema está pronto para estrear, e será possível ganhar uns trocados com ele.
O lançamento no Brasil deverá acontecer a qualquer momento. No começo do ano as aplicações compatíveis com a plataforma OpenSocial já estrearam nas redes do Hi5 e MySpace. Há um certo tempo, os widgets sociais também já podem ser usados no orkut. No começo deste mês as apps do OpenSocial começaram a ser oferecidas aos indianos, onde o Orkut é tão forte quanto no Brasil.
As alternativas para a “monetização” dos serviços da OpenSocial estão maduras. Os programinhas serão compatíveis com o AdSense, ou seja, uma app popular pode render uma boa grana usando o tradicional e eficiente esquema de publicidade do Google.
O OpenSocial vai além. Quem já está acostumado com as apps do Facebook sabe bem. Esse tipo de aplicação vai mais fundo do que um widget comum (que geralmente recolhe e publica dados externos). As aplicações nascidas e criadas para redes sociais reúnem e comparam opiniões e gostos pessoais de pessoas relacionadas por uma série de critérios. Ou seja, esse tipo de programa pode ser uma ótima alternativa para anunciar e ganhar dinheiro.

Nos EUA, uma empresa que vende ração para cães desenvolveu um aplicativo chamado Fluffy Friends, uma espécie de bichinho virtual, e a ação de marketing teve uma resposta excelente pois facilitou a medição da eficiência da campanha.

Com aplicações como essa, é possível saber muito mais do que o custo por clique de uma campanha. É possível ver com detalhes o engajamento e a freqüência com que o cliente vê o anúncio.
Agora é só por a cabeça para funcionar, afiar o JavaScript e começar a pensar em um jeito de atrair os milhões de brasileiros que usam o orkut para uma app interessante ( e que dê muito lucro).

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.