Tecnologia

O termo “HD” é uma norma de qualidade?

Isto é um grande mito.

Apesar de ‘HD’ significar Alta Definição (High Definition), as HDTVs estão disponíveis em várias resoluções de tela e, em qualquer caso, a resolução não determina, na totalidade, a qualidade da imagem exata que será exibida.

Para começar, há vários tamanhos de tela. Outros fatores que afetam a qualidade da imagem incluem o tipo de transmissão – por meio do ar, por cabo, por satélite ou internet –, como o programa está sendo transmitido pela fonte original e, por fim, como esse programa foi gravado originalmente.

Essas variáveis ajudam a explicar porque é possível obter conteúdo de alta definição de diferentes regiões do mundo e diferentes formas de exibição e obter resultados diferentes de qualidade de imagem.

Se a HDTV tiver um conversor digital embutido, o sinal é aberto e será transmitido via antena UHF comum. O conteúdo pode chegar no formato 4:3 ou 16:9, com a resolução se ajustando nessa proporções. Uma transmissão feita em 4:3 possui resolução de 640 por 480 pixels.

As resoluções predominantes em HD são chamadas de 720p (que consiste na resolução de 1280 por 720 pixels) e 1080i (resolução de 1920 por 1080 pixels). A letra ‘p’ vem de “progressive scan”, sistema em que a imagem é formada na contínua redefinição da tela, linha por linha. A letra ‘i’ vem de “interlaced” (entrelaçado), na qual a imagem é formada com linhas intercaladas, usando uma frequência menor, porém nossos olhos conseguem ver a imagem formada sem problemas.

Na mesma resolução, uma imagem em formato progressivo acaba sendo melhor do que o método de entrelaçamento de linhas. As transmissões feitas por antena geralmente estão no formato 720p e 1080i. O formato 1080p pode ser obtido em conteúdos em discos Blu-ray, por exemplo.

Um conteúdo gravado em disco Blu-ray deve ter uma imagem melhor do que a programação da TV a cabo, já que esse tipo de disco possui alta largura de banda para gravar mais detalhes do conteúdo.

Então, a resolução mais alta é a 1080p, seguida pela 720p e 1080i (com bastante semelhança) e qualquer programação exibida com número abaixo desses, a imagem não terá qualidade máxima. É bom ter esses termos em mente, pois representam normas oficiais e não são termos de marketing.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.