Tecnologia

Por que meu PC não mostra toda a memória que está instalada nele?

No meu computador, tenho dois pentes de memória RAM, com 2 gigabytes cada um. Mas o PC reconhece apenas 3GB instalados. Já ouvi dizer que o computador acaba mesmo “pegando” parte da memória para o seu funcionamento. Mas 1GB não é muito? O que pode estar acontecendo? Como eu faço para liberar esse 1 GB?
Renato Watanabe de Morais, por email

Com as memórias mais acessíveis, vários donos de PC estão passando pela mesma situação do Renato.
Sistemas operacionais de 32 bits têm uma limitação técnica: são capazes de endereçar – ou seja, de reconhecer até 4 GB de memória, no máximo.
Porém, o último gigabyte é reservado para mapeamento de BIOS do equipamento, placa de vídeo, etc., razão pela qual alguns PCs de 32-bits acessam, no máximo, de 3GB a 3,4 GB de RAM de um total de 4GB instalados.

Para liberar essa memória “perdida”, somente usando um sistema operacional de 64 bits, como o XP 64, Vista 64, Linux 64, etc. Em resumo, não basta a máquina ter processador de 64 bits; é preciso que o sistema operacional também esteja preparado para trabalhar com tal tecnologia.
Nos PCs atuais que dispõem de quatro slots de memória DDR/DDR2, pode-se utilizar até 8GB de RAM plenos, com 4 pentes de 2 GB, desde que se utilize um sistema operacional de 64 bits também. via PC World
Outras questões sobre a limitação do chipset, visite os links abaixo:
http://support.microsoft.com/kb/929605/en-us
http://support.microsoft.com/kb/929580/en-us
http://www.codinghorror.com/blog/archives/000811.html

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.