Tecnologia

Porque o relógio do Windows ajustado para o horário de verão adianta automaticamente?

Quem acordou hoje ou esteve conectado durante a madrugada percebeu que o relógio da barra de tarefas do Windows foi automaticamente adiantado em uma hora.

Encontrei pela manhã o Thiago também encafifado porque havia acertado as “Propriedades de Data e hora” de seu computador para “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão” e hoje [16 de outubro de 2006] o ajuste foi efetuado, mesmo ainda não tendo iniciado o horário brasileiro de verão.

Por que isso ocorreu?
A partir do início dos anos oitenta, com a disseminação dos computadores pessoais, o ajuste automático para o horário de verão de nossos computadores é feito religiosamente, ano após ano, para o horário de verão americano, que vige sempre no mesmo período. Então, se seu computador usa Windows XP e suas “Propriedades de Data e hora” estão ajustadas para “Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet” (aba “Horário na Internet”) e “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão” (aba “Fuso horário”) como o do aflito Thiago aí de cima, o sincronismo de seu relógio obedecerá o fuso do servidor americano.

Como resolver isso?
Há duas formas.
Comecemos pela primeira, mais segura: abra a janela “Propriedades de Data e hora” (clicando sobre ele no Painel de Controle ou executando um duplo clique no relógio exibido na “Área de Notificação” de sua barra de tarefas), passe para a aba “Fuso horário” e desmarque a caixa “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão”. Todo o ano, no início da vigência do horário de verão, volte à mesma aba, ajuste o fuso horário para “(GMT-02:00) Atlântico Central”. E, quando o horário de verão terminar, retorne o fuso horário para “(GMT-03:00 Brasília”). Note que isso só faz sentido se seu computador estiver sincronizado com um servidor de horário da Internet; se não, é mais fácil adiantar e atrasar o relógio do computador manualmente.

A segunda forma depende de servidores de horário de terceiros, como o do projeto pool.ntp de Adrian von Bidder. Ele fornece diversos URLs de servidores de horário na Internet, um deles sincronizado com o horário do Brasil, em [ br.pool.ntp.org ]. Se você substituir por este o URL que consta na caixa “Servidor” da aba “Horário na Internet”, pode manter marcada a caixa “Ajustar automaticamente para o horário de verão” da aba “Fuso horário” [que deverá ser ajustado para Brasília] e então seu micro deverá acompanhar as alterações do horário de verão brasileiro. Isso, naturalmente, enquanto sobreviver o projeto de von Bidder, uma iniciativa não governamental que depende de adesão voluntária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.