Tecnologia

Microsoft Pro Photo Tools – Editor de metadados para imagens

A Microsoft lançou o Pro Photo Tools, um utilitário que permite adicionar, modificar ou apagar metadados dos arquivos de fotos.
Com ele você pode, por exemplo, posicionar a foto num mapa do site Live Earth, para indicar a localização onde ela foi feita.
Também é possível importar a localização de um GPS.
Algumas funções, como a que converte coordenadas em endereço de rua e vice-versa, ainda não funcionam totalmente com cidades brasileiras.
Além de dados como título e nome do autor, o Pro Photo Tools também acrescenta informações geográficas aos arquivos.

O programa permite incluir a descrição da foto, informações de copyright, data, horário e localização. Dados sobre a câmera e os parâmetros de exposição empregados podem ser visualizados, mas não alterados.
A parte de localização é a mais interessante. É possível importar registros de rotas de um GPS ou de um aplicativo de mapeamento. Entre os formatos de arquivo aceitos estão NMEA (padrão para navegação marítima), GPX (formato neutro para GPS) e KML (do Google Earth).
Essas rotas são visualizadas sobre mapas ou fotos aéreas do site Live Earth, da Microsoft. Depois, você posiciona as imagens na rota, indicando onde foram fotografadas. Também é possível posicionar uma foto em qualquer lugar do mapa, sem que haja uma rota associada. As coordenadas geográficas do local serão acrescentadas ao arquivo.
Base de dados no Brasil
É um software útil para alterar rapidamente os metadados de uma foto. Mas há coisas que não funcionam bem. Existe, por exemplo, a opção de fornecer um endereço de rua e pedir ao programa que obtenha as coordenadas geográficas correspondentes. Esse recurso usa a base de dados do Windows Live Local, que inclui muitas cidades brasileiras. Mesmo assim, testei essa função com vários endereços e só recebi mensagens de erro.
O Pro Photo Tools está disponível para download gratuito, mas requer o Windows XP ou Vista genuíno (é preciso validar o sistema operacional para fazer o download).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.