Tecnologia

Recupere arquivos e pastas deletados

Alguma vez você já excluiu um arquivo (ou pasta) ou esvaziou a lixeira e percebeu, segundos depois, que eliminou o arquivo errado?
Ou você já editou um documento ou imagem, salvou o arquivo, e depois quis desfazer essas alterações?
Felizmente, tanto o Windows Vista quanto o Windows 7 incluem uma ferramenta chamada Shadow Copy, que pode resolver este problema sem que você tenha que fazer nada.
Enquanto você trabalha com os arquivos, o Shadow Copy faz backups automaticamente de seus arquivos em segundo plano, por isso se você acidentalmente apagar ou alterar um arquivo, você pode facilmente reverter para a versão anterior, com apenas um clique com o botão direito.

“Restaurar a versões anteriores” no Vista Home

O recurso Shadow Copy está disponível em todas as edições do Windows 7, mas apenas no Business e Ultimate do Vista. No entanto, se seu computador está rodando o Vista Home Basic ou Home Premium, você ainda pode usar o recurso Shadow Copy sem atualizar seu sistema operacional.
Nesse caso, você vai precisar do Shadow Explorer – um utilitário leve e gratuito que possibilita aos usuários do Vista Home Basic e Home Premium ver as cópias dos arquivos que o Windows já salvou.
When you run the Shadow Explorer utility, you are presented with a Windows Explorer like dual-pane view as shown in the screenshot. Ao iniciar o Shadow Explorer você visualiza um painel duplo, tipo Windows Explorer, como mostrado na imagem.
ShadowExplorer fazendo backup
A partir do menu drop-down, você pode selecionar quanto tempo atrás você deseja restaurar seus arquivos ou pastas. O painel da direita tem uma lista de todos os arquivos e pastas que estavam em seu computador naquela data e hora.
Você pode navegar pelas pastas como você faz no Windows Explorer e, se precisar restaurar um arquivo a versão anterior, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta e clicar em “Exportar.” Isso permitirá que você salve o arquivo no local de sua escolha e não precise substituir a versão mais recente.

O recurso vem a calhar se um documento ficar corrompido (por exemplo, devido a um desligamento repentino) ou se você quiser trazer de volta os arquivos que foram apagados por algum vírus.

Shadow Explorer para Windows 7 e Windows Vista

O ShadowExplorer roda bem em todas as edições do Windows Vista e Windows 7, no entanto, apenas os usuários do Windows Vista Starter, Home Basic e Home Premium precisam desta ferramenta, já que eles não têm qualquer outro mecanismo para acessar cópias de arquivos que tenham sido alterados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.