Tecnologia

Se um vídeo não rodar no seu computador, chame o Video Inspector

Você filmou aquela festa de formatura e adicionou música de fundo e efeitos visuais.

Depois gravou num CD e enviou o vídeo por e-mail para os mais achegados.

Mas, infelizmente, nenhum dos seus amigos conseguiu abrir o vídeo.

Eles tentaram todos os players disponíveis: Winamp, Real Player, Windows Media Player, Quicktime , Nero Showtime e até Fiva Flash Player mas o vídeo simplesmente se recusa a rodar.

E, pra piorar, alguns conseguem ouvir a música de fundo mas nada de imagens.

O Caso dos Codecs de Áudio/Vídeo Perdidos

Nesses casos os arquivos de vídeo rodam perfeitamente em alguns computadores mas nem dão sinal de vida em outras máquinas. Mesmo que todos usem os mesmos players alguém sempre recebe a velha comunicação de “codec faltando”.

Mesmo que a extensão do arquivo seja avi ou mpeg, flv ou ra, o vídeo pode ser codificado usando-se codecs diferentes [como DivX ou Xvid]. Então, seu amigo (ou você) precisará fazer o download e instalar o codec que falta para que possa rodar o maldito vídeo.

Os Media Players geralmente usam um codec para áudio e outro para vídeo. Se você consegue ouvir o áudio mas não pode ver o vídeo (ou vice versa), você precisa mesmo instalar um codec.

Usuários do Windows Media Player podem ter sorte, às vezes

O Windows XP SP2 vem com uma quantidade limitada de codecs de áudio/vídeo que não pertencem a Microsoft, mas o Windows Media Player permite baixar e instalar os codecs direto da internet.

De qualquer forma, se o codec não estiver disponível no servidor do Windows Media, você poderá ver mensagens de erro como “Windows Media Player encontrou um erro desconhecido.” ou “Windows Media Player cannot play the file. The file may be formatted with an unsupported codec, or the Player could not download the codec.”

Como confirmar se a falta dos Codecs é o problema?

Nessas horas cai do céu o Video Inspector, um program que te ajuda a diagnosticar problemas de reprodução de vídeo. Esse utilitário gratuito analiza o seu arquivo e prepara uma lista de codecs de áudio e vídeo necessários para assistí-lo. E ele ainda faz o download dos códigos pra você.

Após instalado, o Video Inspector pode ser acessado direto pelo menu de contexto do Windows [o do botão direito] só por clicar em algum arquivo de vídeo. Você poderá ver detalhes adicionais do arquivo, como frame rate, aspect ratio e bitrate. Faça aqui o download do Video Inspector.

E depois?

Eu sugiro que você instale o K-Lite Codec Pack no seu computador para que possa reproduzir os formatos de vídeo mais freqüentes e outros mais raros.
Algumas pessoas preferem o Media Player clássico, outros usam o VLC Media Player que suporta quase todos os formatos multimídia, sem necessidade de codecs adicionais. Você também pode rodar DVDs, VCDs, e arquivos do tipo streaming da internet com o VLC.

Dica: Se você tiver baixado vídeos do Google Video ou Youtube em formato AVI, você poderá ter problemas assistindo no Windows Media Player, uma vez que eles são codificados em DivX – Tente usar o VLC Player e eles vão rodar tão bem quanto você viu na internet em formato streaming.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.