Tecnologia

“Semana Geek” do YouTube esconde minigame e surpresas no site. Confira:

O YouTube está realizando, entre os dias 4 e 10 de agosto, sua primeira “Semana Geek“, uma forma de homenagear a comunidade apaixonada por super-heróis, quadrinhos, games, ciência e ficção científica, sem falar em filmes e séries que abordem esses temas.

Além de destacar centenas de canais e vídeos sobre esses tópicos, a empresa está escondendo em seu site vários “easter eggs” —brincadeiras e surpresas– para deixar o serviço de compartilhamento de vídeos com a cara mais “geek” possível.

Abaixo você confere um lista de quais são eles e o que fazer para ativá-los:

1. MISSILE COMMAND

O YouTube escondeu uma versão do famoso arcade “Missile Command” —lançado em 1980, inicialmente para o Atari— em todos os vídeos do site. Sem clicar na barra de buscas ou na caixa de comentários, digite 1980. Quatro canhões surgirão acima do vídeo. Sua missão é impedir que mísseis “destruam” suas máquinas de defesa ou o reprodutor.

Dica: Você não vai querer atingir os mísseis diretamente; é quase impossível. Em vez disso, cause explosões no trajeto deles quando estiverem próximos.

Versão do “Missile Command” num vídeo do YouTube

Versão do “Missile Command” num vídeo do YouTube

2. LINHAS DE COMANDO

Fazer uma busca por / geekweek no YouTube pode transformar a lista de resultados numa espécie de prompt de comando. bit.ly/gkwkcode.

3. QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ

Não dava para ser uma semana “geek” sem referências a “Star Wars”. Na barra de pesquisas, digite use the force luke e aperte Enter. Dependendo da direção para a qual vai o seu mouse —e até mesmo a força com que você realiza o movimento, a página se mexe como se estivesse sendo empurrada pela Força. bit.ly/forceluke

4. TELETRANSPORTE

E, se há “Star Wars”, é justo ter algo de “Star Trek” também. Procurar beam me up scotty no YouTube faz com que os resultados apareçam como se estivessem sido teleportados para a página. bit.ly/beameup

5. POW!

Alguns vídeos da “Semana Geek” (como este) possuem, na porção inferior do reprodutor, um botão “Pow!”, que quando ativado dá um efeito pontilhado de história em quadrinhos ao filme. Recomendado para vídeos de super-heróis.

Botão “Pow!” dá efeito de história em quadrinhos ao vídeo

Botão “Pow!” dá efeito de história em quadrinhos ao vídeo

6. 4LF4B3T0 L33T

Existe um dialeto para redigir mensagens cifradas que usa várias combinações de caracteres ASCII no lugar do texto. Ele se chama Leet, e uma das maneiras mais fáceis de usá-lo é substituindo letras por números ou símbolos parecidos com elas, t1p0 4$$1m.

Se você estiver assistindo a um vídeo no YouTube e (mais uma vez, fora da barra de buscas ou da caixa de comentários) digitar 1337 (que é uma maneira de escrever “leet” em Leet), todos os comentários serão apresentados nesse alfabeto. Mas fica a dica: não dá para fazer isso com o teclado numérico.

7. FIBONACCI

O matemático italiano Leonardo Fibonacci (1170 – 1250) também faz parte dessa série de “easter eggs”. Ele dá nome a uma sequência de números naturais, apresentada por ele em 1202, na qual cada termo corresponde à soma dos dois antecessores, sendo que 0 e 1 são os primeiros dessa sucessão: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144 e assim por diante.

Realizar uma busca por fibonacci no YouTube faz com que os resultados sejam apresentados em retângulos áureos, que são formados por quadrados cujas áreas seguem a sequência apresentada acima. bit.ly/fbnacci

Retângulo áureo, construído com a sequência de Fibonacci

Retângulo áureo, construído com a sequência de Fibonacci

Parece que é só isto.
Mas se você tiver encontrado algum outro “easter egg” relacionado à “Semana Geek” no YouTube, é só deixar sua contribuição nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.