Tecnologia

Tablets – Nova cartada da Positivo

Desde que o Brasil entrou no radar como um potencial grande mercado para tablets, diversas companhias estrangeiras demonstraram interesse em produzir os dispositivos portáteis por aqui, em vista de incentivos fiscais prometidos pelo governo.

E em meio à enxurrada de fabricantes asiáticas que traçaram planos para atuar no país – como LG, ZTE e Foxconn – a curitibana Positivo Informática, principal montadora nacional de computadores, apresentou seu table: o Ypy.

A Positivo leva vantagem por sua ampla logística nacional e contato próximo com varejistas, mas pode faltar espaço nas prateleiras para tantos modelos diferentes das fabricantes.

”A concorrência vai ser forte neste segmento”, resume o analista Alex Pardellas, da corretora Banif. Vinte e cinco empresas manifestaram interesse em montar tablets no país, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Essa disputa pelo consumidor – especialmente com o iPad, da Apple – vai ser acirrada, o que colocará pressão sobre as margens da Positivo. ”Se você olhar para o mercado global, a Apple é totalmente dominante. Não vejo motivo para imaginar que no Brasil será tão diferente, uma vez que a Apple (através de sua fornecedora Foxconn) estará apta a produzir no País, podendo oferecer preço competitivo”, destaca um analista que acompanha a Positivo e falou sob condição de anonimato.

“O tablet deve trazer um benefício de receita para a Positivo, mas a margem vai ter que ser baixa”, acrescenta o analista, lembrando que os computadores da empresa já possuem margem bastante reduzida.

A Positivo teve margem Ebitda (indicador expresso em porcentagem que mede a rentabilidade operacional de uma empresa em determinado período) ajustada de 2,8% no segundo trimestre, depois da margem negativa de janeiro a março – mas ainda assim bem inferior aos 9,1% de igual período de 2010.

No longo prazo, contudo, a oferta de um produto de baixo preço pode implicar em ganho de parcela de mercado no segmento de tablets, garantindo à Positivo uma presença sólida em um negócio promissor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.