Como deletar arquivos sem que possam ser recuperados

Quando você deleta um arquivo no computador, pra onde ele vai? Para a Lixeira do Windows.
Daí você esvazia a lixeira e o arquivo é permanentemente apagado do HD. Certo?
Bem, parece que o arquivo foi apagado; Mas um usuário mais hacker consegue trazer de volta esses arquivos “deletados”, utilizando um software de recuperação de dados – geralmente disponíveis online. 
Aqui está o porquê:

Quando você exclui arquivos ou pastas, os dados não são inicialmente removidos do disco rígido. Em vez disso, o espaço no disco que foi ocupado pelos dados excluídos é “desalocado.” Depois de ser desalocado, o espaço fica disponível para uso quando novos dados são gravados no disco. Até que o espaço seja substituído, é possível recuperar os dados excluídos usando um editor de disco de nível baixo ou um software de recuperação de dados.

Viu?
Para apagar os arquivos permanentemente e evitar que seus arquivos confidenciais caiam em mãos erradas, a Microsoft oferece uma ferramenta gratuita em linha de comando – o SDelete (Secure Delete) – que substitui todo espaço livre em disco para prevenir que se recupere dados deletados.
Você pode usar o SDelete em 2 situações:

  1. Deletar arquivos existentes (em vez de ‘deletar’ para a lixeira)
  2. Apagar com segurança os arquivos que estiverem em porções não alocadas do HD (incluindo arquivos que você já tenha deletado ou criptografado).

Download do SDElete | Comandos do SDelete

No Responses

Add Comment