Como configurar uma rede sem fio entre computadores sem roteador

Por | Em 26 de julho de 2008 | Categoria: Dicas e Tutoriais | 127 Comentários

Muitos usuários do Windows XP perguntam como montar uma rede sem fio com outros computadores sem ter que gastar com um roteador ou ponto de acesso wireless.

Isto é conhecido como Rede Sem Fio ‘ad hoc’.

Configurar uma rede sem fio ad hoc 802.11b usando a interface gráfica no Windows XP leva apenas alguns minutos e você não precisa de cabos nem plugs especiais. Basta adicionar um Compartilhamento de Conexão com a Internet no primeiro computador (host) e todas as máquinas conectadas já começam a navegar pela net sem fio.

Tutorial
Vamos começar com um computador que já possui uma conexão com a Internet por meio de cabos. Então configuramos a conexão sem fio ad hoc em três passos:

  1. O primeiro passo é instalar uma placa ou dispositivo wireless 802.11b no computador principal e configurar uma conexão computador-a-computador.
  2. O segundo passo será instalar uma placa de rede sem fio no segundo computador.
  3. Para completar a rede e possibilitar conectividade com a Internet, o Compartilhamento de Conexão com a Internet (ICS) deve estar ativo no computador principal (host).

OBS.: Se o procedimento for feito com laptops elimine os passos 1 e 2. Os notebooks já possuem o dispositivo wireless 802.11b.

Configurando o Computador Principal (Host)
Após instalar e habilitar o adaptador 802.11b, o Windows XP vai detectar automaticamente a placa e exibir um ícone na área de notificação. Clique com o botão direito no ícone de Conexão de rede sem fio e em Exibir redes sem fio disponíveis. No menu à esquerda clique em Alterar configurações avançadas. Na janela de Propriedades de conexão de rede sem fio clique na aba Redes sem fio e depois em Avançado. Selecione Apenas redes de computador a computador (ad hoc) e desmarque a opção Conectar-se automaticamente a redes não-preferenciais. Remova as redes não preferenciais, se houver.

Volte para a aba Redes sem fio. Em Redes Preferenciais, clique em Adicionar. Na caixa de diálogo Propriedades da rede sem fio, especifique um nome para a Rede (SSID). Você pode utilizar qualquer nome, mas lembre-se de usar o mesmo nome para configurar todos os outros computadores. Note que o tipo de rede já está marcado como computador-a-computador e isto não pode ser alterado; você já especificou que a conexão deve ser feita somente através de redes ad hoc.

Neste ponto, a criptografia de segurança ainda não está configurada porque é mais fácil se conectar a uma rede sem fio ad hoc aberta, antes de tentar configurar a criptografia de dados WEP. A decisão de usar ou não o WEP deve ser baseada no seu ambiente virtual. Na maioria dos casos, para melhor proteção e segurança, depois que sua rede ad hoc estiver funcionando adequadamente, você deve voltar às Propriedades da rede sem fio e especificar a Criptografia de dados WEP.

Após configurar o nome (SSID), a nova rede ad hoc será será exibida com um ícone de placa de rede para designar que esta é uma rede computador-a-computador.

Note o X vermelho. Quando um segundo computador estiver ao alcance e a nova rede ad hoc estiver conectada é exibida a rede funcionando, sem o X.

Configurando um Computador Secundário (Cliente)
No computador secundário, a aba de Redes sem fio exibe uma lista de pontos de acesso sem fio ou redes ad hoc.

Sua nova rede deve estar listada (e é identificada pelo ícone da placa de rede). Marque o nome da sua rede, e clique em Configurar. Ative a Criptografia de dados WEP.

Compartilhando a Conexão
Agora que a rede ad hoc já foi criada com sucesso, vamos configurar o Compartilhamento da Conexão com a Internet.

  1. Abra as Conexões de Rede no computador host.
  2. Clique na conexão que você vai compartilhar e em Tarefas de Rede, no menu lateral, clique em Alterar as configurações desta conexão.
  3. Na aba Avançado, marque a caixa Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet.

Configurando WEP
Como a conectividade já está estabelecida, o próximo passo é voltar às Propriedades de Rede e configurar os padrões de segurança WEP.

No computador host, abra as Propriedades de conexão de rede sem fio e selecione a Criptografia de Dados (WEP ativado).

Use o nível de criptografia mais alto possível que for suportado por seu equipamento. Algumas placas de rede suportam apenas WEP de 64 bits. O Windows XP vai detectar automaticamente se o hardware suporta apenas criptografia de 64 bits e não permitirá configurar o WEP para 128 bits. Certifique-se de usar uma chave ASCII e caracteres aleatórios com letras e números.

O passo final é usar a mesma chave e criptografia nas configurações dos computadores clientes.

Nota: Para segurança adicional de sua rede, considere alterar a chave periodicamente.


Arquivado na Categoria: Dicas e Tutoriais

Sobre o Autor ()

EDUARDO TETERA - CEO da Tetera Consultoria & Idiomas. Editor do Portal Tetera.

Comentários (127)

Trackback URL | Feed RSS dos Comentários

  1. Vitor Versal disse:

    OLA CARA

    SO FUNCIONA SE O PC SE TIVER PLACA WIRELLES NO CASO DO NOTE JA VEM INCLUSO

    SENDO ASSIM PRA VC DETECTAR REDE SEM FIO VAI NO PC QUE VC QUER EM CENTRAL DE REDE E…. ALTERAR CONFIG….
    CASSA LA O NOME Q TU COLOCOU E COM O BOTÃO DIREITO ATIVAR

    VALEU

  2. Romy disse:

    Essas informações são optimas, eu adorei todas as informações que voçês dão.
    Só que alguns adolescêntes não entendem todas as informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado