Como desbloquear a região do DVD ou Blu-ray

Por | Em 7 de abril de 2010 | Categoria: Dicas e Tutoriais | 12 Comentários

Os DVDs são divididos em regiões de forma que os estúdios possam ter controle sobre seus produtos.

Dessa maneira, pessoas que viajam para fora de seu país, na teoria, não poderia comprar um título naquela região pois ele não poderia ser lido DVDs players vendidos em seu país de origem.

A índústria utiliza a mesma estratégia para conteúdos comercializados no padrão Blu-ray.

No caso dos DVDs, as diversas nações no mndo foram divididas de modo a formar seis regiões. No caso dos discos Blu-ray apenas três grandes regiões foram definidas, como exibem os gráficos abaixo.

O Brasil fica na região 4 para DVDs e região 1 para Blu-ray. Os Estados Unidos, em qualquer dois dois formatos estão na mesma região, a 1. Bem mais simples, não é? Portanto, se comprarmos um DVD nos Estados Unidos, não conseguiremos assisti-lo em aparelhos comprados aqui no Brasil. Claro que, com alguma pesquisa na web, é possível encontrar modos de se destravar boa parte dos tocadores de mesa também.

Já os drives de DVD e Blu-ray para computadores são mais versáteis que seus primos que costumar ficar na sala de estar de nossas casas. Isso ocorre por que o controle da região é realizado por meio de software. E o usuário pode fazer a troca, caso queira, tendo em mente que, em geral, tal alteraração pode ser realizada no máximo cinco vezes durante toda a sua vida útil do dispositivo.

Como desbloquear

No Windows 7 ou Vista, clique em Iniciar, escreva gerenciador de dispositivos e pressione a tecla Enter. No Windows XP, clique no menu Iniciar, escolha o item Excutar, escreva o comando devmgmt.msc e pressione Enter.

O número de alterações de região é limitado (geralmente em 5 mudanças) e, depois que este número é atingido o drive não permitirá mais mudanças, permanecendo na ultima região selecionada “para sempre”.
Portanto é um recurso que deve ser usado em casos muito especiais.

Na janela aberta, verifique o último item, denominado Unidades de DVD/CD-ROM. Abra o item com um clique e, em seguida, clique duas vezes sobre o modelo de drive listado.

Agora escolha a aba Região do DVD. Em seguida basta escolher o país de origem do DVD para assistir sem problemas no computador.

Repare que sempre que fizer alterações, o número destacado em vermelho irá diminuir, até que não se possa mais fazer alterações, mesmo reinstalando o Windows.

» Copie DVDs protegidos ou com códigos de região com o AnyDVD


Arquivado na Categoria: Dicas e Tutoriais

Sobre o Autor ()

EDUARDO TETERA - CEO da Tetera Consultoria & Idiomas. Editor do Portal Tetera.

Comentários (12)

Trackback URL | Feed RSS dos Comentários

  1. riccneto disse:

    como faço o mesmo desbloqueio para blu ray do meu not que esta com região C

  2. Marcos Vinicius disse:

    Eduardo

    Trazendo um blu-ray dos EU, eu conseguirei ultilizálo com blu-ray disc aqui do brasil, porém, não os DVDs, é isso ? Eu consigo desbloqueá-lo aqui no brasil, vale a pena fazer isto ?

    Marcos

    • paulo disse:

      EXATO. Qualquer bluray q comprar no Brasil irá rodar em seu BLURAY PLAYER, mas apenas dvds regiâo 1 ou ALL rodarão no mesmo. Como no Brasil os dvds estão na região 4, eles não rodarão. Porém, alguns rodam em todas as regiões: procure na capa do dvd pela palavra ALL. Não há como fazer desbloqueio do bluray player (por enquanto…).

  3. fabio cabral disse:

    eu comprei o meu BD-C6900 da samsung 3D nos EUA e não roda vários DVDs meus nem do Brasil nem os importados da inglaterra! Um saco, por enquanto, mas ja quero desbloquea-lo!

  4. ricardo disse:

    Uma dúvida: Um DVD importado região 1 rodaria em um blu ray comprado no brasil?

  5. ricardo disse:

    E já tem aparelhos multi region pra vender no brasil?

  6. Alex sandro fernandes da silva disse:

    Olá pessoal,me ajudem nessa questão: Eu estou querendo comprar um gravador de blu ray de mesa da Panasonic, modelo DMR-BWT 800 GL onde na sua especificação diz Região 1 e 2 NTSC e PAL;Com esta especificação eu consigo rodar discos de blu ray comprados aqui no Brasil? Lembro à vocês que este gravador seria comprado na Australia,entendeu? Pelo que entendi nas respostas que ja li, os discos de dvd originais aqui do Brasil eu não conseguiria reproduzir, e isso mesmo? E os discos DVD-R e DVD+R que eu tenho aqui com filmes ja gravados eu conseguiria ler com este gravador? E os filmes que eu iria gravar com este gravador em discos DVD-R e DVD+R eu conseguiia reproduzir com este gravador? abraços.

  7. Alex sandro fernandes da silva disse:

    Desculpe a minha ignorância, e logico que com o gravador de blu ray so e possivel gravar em discos BD-R, e so uma colocação,ok? abraços.

  8. Elisangela disse:

    Olá, meu aparelho blu-ray roda normalmente este disco, mas dvd aparece como disco desconhecido. Eu conseguirei ver dvd normal ou somente blu-ray?
    Obrigada.

  9. Paulo Ricardo disse:

    Amigo, estou querendo comprar um filme em Blu-Ray nos EUA. o filme é ALL REGIONS. isso significa que ele pega em qualquer lugar do mundo, né? eu vi também na internet, que o Brasil e os EUA usam o mesmo padrão de cor NTSC, isso significa que o filme vai rodar direitinho aqui no Brasil e a cores? tirem essa dúvida pra mim, por favor! obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado