Conheça os óculos 3D passivos

Nos negócios 3D, há duas grandes categorias de óculos 3D: passivo e ativo.

Lentes passivas se baseiam em uma tecnologia simples e provavelmente são aquilo que vem à sua mente quando se ouve o termo óculos 3D.

Os clássicos óculos 3D têm lentes anáglifas.

Lentes anáglifas usam duas lentes de cores diferentes para filtrar as imagens que você vê na tela da TV.

As duas cores mais comuns são vermelho e azul. Se você olhasse para essas telas sem seus óculos, você veria que há dois conjuntos de imagens levemente deslocadas uma da outra. Uma terá uma tinta azul nela e a outra, um tom avermelhado. Se você colocar seus óculos, você verá uma única imagem que parece ter profundidade.

Óculos 3D passivos

Filmes com versão em 3D são comercializados com um par de óculos ativos, os mais associados com entretenimento tridimensional

O que está acontecendo aqui? As lentes vermelhas absorvem toda a luz vermelha vinda da televisão, cancelando as imagens de tom avermelhado. As lentes azuis fazem o mesmo com as imagens azuis. O olho atrás da lente vermelha somente verá as imagens azuis, enquanto o olho atrás da azul vê somente as vermelhas. Como cada olho pode ver apenas um conjunto de imagens, seu cérebro interpreta isso de forma que ambos os olhos estejam olhando para o mesmo objeto. Mas seus olhos estão convergindo em um ponto que é diferente do ponto focal – o foco sempre será a tela da sua televisão. Isso é o que cria a ilusão de profundidade.

De onde vem o termo anáglifo?

Parece que da palavra grega anáglyphos, que se refere a um objeto esculpido em baixo relevo. O objeto esculpido se projeta levemente do seu fundo.

Hoje, o mais popular tipo de lentes passivas em cinemas pode ser encontrado no óculos polarizados. De novo, se você olhar para uma tela que usa essa tecnologia, você veria mais de um conjunto de imagens. Os óculos usam lentes que filtram as ondas de luz projetadas em certos ângulos. Cada lente permite luz apenas na que está polarizada de forma compatível. Por causa disso, cada olho verá apenas um conjunto de imagens na tela.

Lentes polarizadas estão se tornando mais populares que os óculos anáglifos porque os óculos não distorcem tanto a luz da imagem e proporcionam uma melhor experiência ao público. Mas é muito difícil usar a técnica da polarização para sistemas de home theater – a maioria dos métodos exigiria que você cobrisse a tela de sua tevê com um filme de polarização especial primeiro.

» Veja como funcionam os óculos ativos



Comentários

  1. Pingback: Como funciona a TV 3D ? 3 de novembro de 2010
  2. Pingback: TV 3D: enxergando em três dimensões 3 de novembro de 2010

Comentar