Google lança nova ferramenta para rede social

Parece que o Google resolveu mergulhar de vez no mundo do Orkut e das APIs. A equipe lança hoje uma ferramenta para aumentar ainda mais sua presença nas redes sociais: o Friend Connect.

Com o Friend Connect, os internautas terão à disposição uma série de APIs para agregar recursos de redes sociais em seus sites, como se montassem um Orkut próprio em suas páginas pessoais ou profissionais.

O site estará no ar após o lançamento oficial, na noite de hoje na Califórnia (no começo da madrugada de amanhã no Brasil). Uma prévia do conjunto de APIs já havia sido apresentada em novembro passado com o nome OpenSocial.

O Google pretende fazer que o Friend Connect seja fácil de usar, para que os donos de perfis em redes sociais publiquem dados em outros sites, como informações pessoais, status de presença, rede de contatos etc. Como se fosse um perfil universal para ser usado em qualquer site.

Na semana passada, o MySpace anunciou a iniciativa Data Availability, em que usuários podem compartilhar seus dados em sites parceiros como Yahoo!, Twitter e eBay. O Facebook também está para lançar o Facebook Connect.

O Google é dono do Orkut, mas a penetração da rede é forte apenas no Brasil e na Índia, perdendo no cenário global para redes como MySpace, Facebook e Hi5.

A iniciativa do Google pode ser vista como uma forma de aumentar sua presença nas redes sociais por meio de ferramentas de gerenciamento de conteúdo, mais do que pelo seu próprio produto, o Orkut.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Monte seu próprio Youtube 8 de setembro de 2008
  2. Pingback: O Orkut vai dar dinheiro! Até que enfim… 23 de Maio de 2008
  3. Pingback: Vídeos no MSN - Messenger TV já está no ar 14 de Maio de 2008

Deixe seu Comentário