Tudo tem um fim: inclusive as redes sociais.
E aparentemente para a maioria delas, ele está se aproximando.
De acordo com uma pesquisa feita pelo banco de investimentos PiperJaffray entre março/abril de 2012 e o mesmo período de 2013, os jovens estão cada vez menos interessados em sites como Facebook, Twitter, Google + e Flickr.
Em 2012, 32,5% dos 5 mil adolescentes entrevistados consideravam o Facebook a principal rede social disponível.
Em 2013, esse número caiu para cerca de 22.5%.
O mesmo fenômeno negativo afetou também – embora em menor escala – páginas como YouTube, Twitter, Google + e Flickr (só o Pinterest escapou).
Tá, mas para onde estão indo esses adolescentes insatisfeitos?
Desligando o computador e indo ler um livro?
Aparentemente não!
Eles estão migrando para redes sociais menos centradas em perfis, mas com um forte fluxo de mensagens e atualizações – como Snapchat e Kik.
Embora a pesquisa seja centrada apenas em opiniões, é bem possível que os dados de uso dos sites passem a refletir esse sentimento de insatisfação.
Ou como observou John Herrman, do BuzzFeed: talvez já estejam refletindo.
COMPARTILHAR“Considerando o quanto algumas dessas companhias evitam falar sobre seus usuários mais novos, talvez o êxodo já esteja a caminho”.