Samsung Innov8 – O poder do sistema operacional Symbian

O Samsung Innov8 (lê-se “inoveite”, pronúncia de inovar, em inglês), é um poderoso smartphone com sistema operacional Symbian (tal como o Nokia N95 8GB) cujo principal apelo é a câmera de 8 megapixels.

Aliás, o aparelho da fabricante coreana foi o primeiro smartphone do mundo com essa resolução.

O Innov8 realmente lembra muito o N95 8GB. Ele também é preto, tem tela de 2,8 polegadas e entrada pra fones padrão 3,5mm.

Também semelhantes são o processador (330 Mhz, contra 332 Mhz do Nokia) e o espaço interno de 8GB —bem maior que os 10 megabytes do F305.

Games no Samsung Innov8Ambos são 3G (tecnologia celular para alta velocidade de transmissão de dados) e têm Wi-Fi. As diferenças: o coreano é slider, e não dual slider; é mais pesado (136g contra 128g), mais fino (17mm x 21mm) e sua câmera registra fotos com até 8 megapixels, contra 5 megapixels do N95. Além disso, tem mais recursos para vídeos.

Por conta do bom visor, com 240 x 320 pixels de resolução e 16 milhões de cores, jogar no Innov8 é um prazer. Os jogos instalados no aparelho fazem bom uso do teclado e do mouse óptico embutido no pad direcional, uma novidade bem sacada do smartphone. No entanto, seu peso (136 gramas, o mais pesado entre os testados) e seu formato comprido quando aberto podem incomodar depois de um tempo mais prolongado de jogatina.

Sistema operacional

O sistema operacional é o consagrado Symbian S60, versão 9.3. Como em todo smartphone, tem seus prós e contras. Por um lado, o usuário mais experiente tem nas mãos uma plataforma repleta de recursos e pronta para receber diversos aplicativos, ferramentas a jogos. Por outro, o iniciante pode penar ao navegar por menus cheios de ícones e configurações complicadas —às vezes, operações simples, como programar o despertador, dão mais trabalho do que seria razoável.

Mas a versão 9.3 do Symbian parece mais otimizada que a 9.2 do Nokia N95 8GB. Por isso, mesmo com um processador um pouco mais lento e sem o acelerador gráfico presente no outro aparelho, o Samsung roda os aplicativos com velocidade e não hesita ao abrir fotos e vídeos. Sua performance no dia a dia é admirável.

Jogos

Embora tenha um hardware robusto para os gamers, o innov8 padece de uma boa plataforma de jogos, como a N-Gage ou a imbatível App Store do iPhone.

O aparelho vem com somente dois jogos: Fifa 08 e Asphalt 4 – Elite Racing. Ambos possuem bons gráficos e rodam com fluência no aparelho, mas é só isso.

Para buscar mais games, o usuário precisa conectar-se ao site da operadora (que nem sempre oferece bons jogos para o aparelho, sem falar nos custos de transmissão de dados) e caçar novidades.

No site da Samsung, há apenas dois games para o aparelho, mas não há qualquer descrição e eles só podem ser comprados via operadora. É claro que é possível achar bons jogos na internet, mas é uma trabalheira que nem todo gamer casual quer.

« Anterior 1 2 3 4 5 Próximo »

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: LG Renoir - O espelho do iPhone 18 de Maio de 2009
  2. Pingback: Sony Ericsson F305 - F de diversão 18 de Maio de 2009

Deixe seu Comentário