Vale a pena consertar o Notebook ou é melhor trocar ?

Por | Em 23 de outubro de 2008 | Categoria: Dicas e Tutoriais | 6 Comentários

Continuação do artigo É melhor consertar o Notebook ou comprar um novo?

Consertar ou trocar?
Ok. Você conseguiu um diagnóstico preciso do que está acontecendo com seu portátil; e agora, como decidir se o conserto vale a pena? Responder a essas perguntas irá ajudá-lo:

Quanto custaria um novo laptop? 
Em tecnologia, há quem defenda a idéia de que se o custo do conserto for maior de que um terço do valor de um similar novo, é melhor investir numa máquina nova. Sendo um pouco mais conservador, se o custo for mais da metade de um notebook novinho, nem pense em consertar o antiga.

Eis uma outra maneira de olhar a questão: um notebook novo ofereceria pelo menos alguns recursos importantes ou benefícios extras que o portátil com problemas não tem. 

Por exemplo, peso menor, bateria mais duradoura, uma webcam embutida ou modem para celular. E, claro, uma nova garantia de fábrica, que vai deixá-lo tranquilo por pelos menos 12 meses (verifique, no caso da compara de um portátil novo, quanto custa ampliar a garantia para pelo menos mais um ano – isso pode valer a pena). 

Qual a idade de seu laptop? 
Alguns consumidores acham que gastar dinheiro para consertar um notebook de mais de 5 anos de vida não compensa. Se ele tem ‘apenas’ 3 ou 4 anos de idade, vale a pena arriscar – sem deixar de levar em conta o valor do conserto, claro. Modelos com um ou dois anos de vida sempre vale a pena. Mais novos do que isso, não titubeie: mande o equipamento para a assistência técnica.  

O problema é de fato relevante? 
Se a placa-mãe do notebook quebrou, isso é realmente muito sério, e é muito provável que o conserto não compense. Outros problemas, como um HD quebrado, também podem ser um desafio: pode não ser fácil localizar um HD substituto que caiba no chassi do su portátil, mas em geral a substituição desse componente é um investimento que compensa. 

Tem certeza de que sua garantia não pode ser estendida? 
Há marcas de eletrônicos que ficaram conhecidos por oferecerem a opção de garantia estendida, que pode ser proporcionada pelo próprio fabricante ou por meio de uma parceria entre o fabricante, sua rede de assistência técnica ou até pela loja onde o equipamento foi comprado. Verifique nos documentos de compra se não fez tal opção ou se não pode optar por ela caso a garantia de fábrica original não tenha expirado há muito tempo.

Há também benefícios que cobrem o conserto (ou parte dele) de equipamentos eletrônicos, oferecidos alguns cartões de crédito e até seguradoras. Talvez você já possua este benefício e não saiba. 

Por isso, procure identificar todas as alternativas disponíveis (garantia de fábrica, garantia estendida, possíveis recalls, benefícios da loja ou cartão de crédito/seguro) antes de gastar com um possível conserto.


Arquivado na Categoria: Dicas e Tutoriais

Sobre o Autor ()

EDUARDO TETERA - CEO da Tetera Consultoria & Idiomas. Editor do Portal Tetera.

Comentários (6)

Trackback URL | Feed RSS dos Comentários

Sites com Link para este Post

  1. Você prefere consertar o Notebook e não comprar um novo? | 23 de outubro de 2008
  1. Carlos Alberto disse:

    É de muita importancia essa informação sobre notebook, allém de min varios amigos que já se deparou com esse problema e não sabia como fazer.

  2. Pois é, Carlos Alberto. Na hora que o notebook pifar tem que pensar direitinho se vale a pena o conserto.

  3. Tânia disse:

    Olá !Preciso de uma ajuda !!Tenho um notebook Toshiba Satellite S-201,que está com o seguinte problema:entrei em um blog,e fui atender o telefone.Quando retornei,estava com uma tela preta só com o logo da Toshiba,e os ícones dos drivers.Êle fica carregando,depois aparece escrito Intel BooT Agent,em seguida o Erro-PXE-61,pedindo para que seja colocado o driver,e que seja digitada a Key.Não abre nada .Não tenho esse driver.Já tentei colocar o Cd de instalação do Xp,mas êle roda inteiro,e no final diz que não encontrou o HD.Já me falaram que isso pode ser vírus.O que pode ser esse problema ?Meu hd pifou ??Aguardo !Grata !!

  4. Anderson disse:

    Áomprei um netbook de R$ 500,00 da marca Megatron e ele pifou de vez não tendo se passado nem um ano. Não sei qual o problema só sei que não liga e não é falta de carga. Quanto custa para consertar um netbook?

  5. Anderson disse:

    Comprei um
    netbook de R$ 500,00 da
    marca Megatron e ele pifou
    de vez não tendo se passado
    nem um ano. Não sei qual o
    problema só sei que não liga e
    não é falta de carga. Quanto
    custa para consertar um
    netbook?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado