Veja como instalar o Gmail offline

Por | Em 5 de fevereiro de 2009 | Categoria: Downloads | Deixe seu Comentário

por Fernando Petracioli

Já é possível utilizar a funcionalidade offline do Gmail. Você só precisa instalar, antes, o plug-in Gears. Confira um passo-a-passo:

Acesse o site do Google Gears para baixar este complemento para seu navegador e clique no botão para Instalar o Gears. Trata-se de um plug-in desenvolvido para acesso offline a aplicativos baseados em internet.

Com ele, já era possível ter acesso a vários aplicativos do Google, como o Reader e o Docs e de outros provedores, como o Zoho.

Após baixar e rodar o arquivo de instalação, o complemento estará devidamente instalado em seu browser. Agora é hora de ativar o Gmail offline na sua própria conta de e-mail. Talvez pelo fato de sua implementação ainda ser muito recente, ainda não é possível ativar essa função usando o webmail na língua portuguesa.

Assim, faça login no serviço do Google e vá em Configurações. Na aba Geral, mude a opção Idioma para English (US) e salve as alterações.

Configurar o Gmail offlineCom o Gmail em inglês, acesse Settings, vá na aba Labs e marque a opção Enable no campo Offline. Salve novamente essas mudanças.

Uma janela irá abrir pedindo confirmação de ativação do serviço e recomendando que se evite computadores compartilhados – afinal suas mensagens ficarão à disposição de quem mais usar o PC.

Confirme a ativação, e uma outra janela será aberta – é o Google Gears avisando que um site pediu acesso a ele. Você precisa dizer que confia no site, autorizando o acesso. Depois disso, informe ao Gears se você quer atalhos para o Gmail offline – e onde quer que fiquem: área de trabalho, menu Iniciar ou Barra de Inicialização Rápida.

Gears no Gmail offlineA instalação irá começar e não leva mais do que poucos minutos. Logo após, inicia-se também a sincronização de seus e-mails mais recentes no seu webmail para o serviço offline.

Na prática, trata-se de um download de parte de suas mensagens  para seu HD. Quem define quais mensagens serão baixadas é o próprio Gmail, com base no volume de mensagens que sua conta possui.

O curioso é que, apesar de ser necessária a adoção da língua inglesa no início, depois de concluída essa ativação, você pode retornar para o português – deve demorar um pouco, é verdade, pois não se estará online, mas a função offline do Gmail funcionará normalmente.

Sincronizando o Gmail offlineCom instalação e sincronização concluídas, está tudo pronto para ser usado.

É só clicar em algum dos atalho (no nosso caso, no desktop) e seu navegador padrão será iniciado com a interface do Gmail, como se você estivesse online e logado ao webmail do Google.

Digitar www.gmail.com no seu navegador em modo offline também dá certo.
O funcionamento é essencialmente o mesmo. Cliques, leitura, navegação, buscas: é tudo igual.

No entanto, você até pode escrever novas mensagens – que serão enviadas assim que você ficar online novamente – mas não dá para anexar arquivos a elas. O Gmail dá a seguinte mensagem:


Arquivado na Categoria: Downloads

Sobre o Autor ()

EDUARDO TETERA - CEO da Tetera Consultoria & Idiomas. Editor do Portal Tetera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado