Aproximadamente 500 milhões de telefones em todo o mundo têm WhatsApp – e mais de 2.500.000 usuários brasileiros começaram a entrar em pânico desde o serviço foi suspenso por um juíz do Brasil.
Ao mesmo tempo também começou a cair a ficha, na maioria dos usuários, que o WhatsApp não é imbatível.
Seja por medo de uma mudança radical no aplicativo, ou querendo garantir um pouco mais de sua privacidade, muitos estão procurando serviços alternativos ao WhatsApp, e você vai conhecê-los agora.
Vamos lá:
Viber
Desde longa data, o Viber apresenta várias funções que fazem dele um aplicativo muito mais completo que o WhatsApp. Por ironia do mercado, o Viber nunca teve tanta fama quanto seu concorrente direto (a mesma fama que levou o antigo MSN a ser mais famoso que toneladas de outros programas muito melhores e mais estáveis).
O Viber é um aplicativo leve, rápido mesmo em celulares mais antigos e com alta qualidade de vídeo.
O maior ponto positivo para o Viber é que ele conta com uma plataforma de uso no PC e você não precisa fazer nenhuma gambiarra pra poder utilizá-lo enquanto está longe do celular. Ponto para o roxinho!
Voxer
O Voxer transforma seu celular num walkie-talkie.
A proposta do aplicativo é exatamente trabalhar mensagens de voz, imagens e vídeos, deixando o texto de lado, embora haja também a possibilidade de enviar texto.
Pode parecer meio estranho para quem está acostumado a digitar desde que pegou o primeiro celular na vida, mas a qualidade do áudio e a facilidade do aplicativo surpreende e conquista seus usuários – que podem escolher ouvir a mensagem enquanto ela ainda está sendo gravada (sem ficar naquele drama esperando o “gravando áudio”).
Serve bem para quem tem mania de conversar só por áudio no Whatsapp.
Tango
O Tango traz algo que as empresas de telecomunicações tentam fazer há anos mas não conseguem – videochamadas práticas, fáceis e de qualidade.
Claro, se o seu celular não tem câmera frontal ou você faz uma gambiarra pra conversar no espelho com as pessoas, o resultado não será dos melhores.
Mas o Tango é um aplicativo que vale a pena testar, nem que seja pelo design prático, que vai te segurar como nenhum outro aplicativo dessa lista.
O segredo do Tango pra lutar contra apps como o Skype, é simples: você não precisa de uma conexão excelente (3G já basta) e ele faz chamadas grátis para telefones. Sim, isso mesmo, através da 3G o Tango faz ligações grátis para números de telefone. Já correu pra baixar?
Line
O Line faz muito sucesso no Japão. Isso já deveria soar como uma espécie de aviso para qualquer usuário, mas a gente explica ainda mais.
Junto com o aplicativo, já vem uma série de stickers, ou emoticons, e você pode baixar ainda mais uma infinidade quando já estiver usando o aplicativo.
Super-fofo né? Pois é exatamente isso. No Line você vai definitivamente lembrar porque você detestava aquele monte de carinhas no MSN e pessoas que conversavam com letras coloridas e piscantes.
Mas calma, nem tudo é tão feio no Line: o aplicativo conta com uma timeline que você pode usar como eram os status do MSN, o que pode ser bem prático muitas vezes, e são interativos (ao contrário dos do Whatsapp, que são apenas mensagens estáticas). O aplicativo também faz chamadas grátis para os usuários asiáticos.
Telegram
O mais novo queridinho da web é o Telegram. Apresentado como solução definitiva por ser de código aberto, foi abraçado por quem ama software livre e divulgado como se fosse “200% seguro” – existe até um prêmio de alguns milhares de dólares para quem conseguir hackear o aplicativo.
É possível enviar qualquer tipo de arquivo para os amigos, como fotos, documentos de texto, a sua localização etc. Além disso, ele permite a troca de mensagens de voz.
Ao longo do tempo, novas ferramentas para os chats foram adicionadas, como a opção de pesquisar e mandar gifs dentro das conversas, a existência de stickers e bots para tarefas diversas e automáticas, a expansão dos grupos para até 5.000 usuários e muito mais!
Sabe um ponto interessante do Telegram? Assim como o Snapchat, você pode mandar fotos e vídeos que vão ser auto-destruídos depois de visualizados. Mas você pode configurar o Telegram para fazer isso com conversas inteiras, algumas mensagens ou até mesmo fotos.
E aí: qual vai ser?
COMPARTILHAR