Tecnologia

Vídeos de misses dizendo bobagens são sucesso na web

O estereótipo da mulher bonita mas limitada intelectualmente rende um dos mais recentes sucessos de exibição de vídeos na internet.
Uma das últimas imagens das rainhas da beleza e da gafe é de Giosue Cozzarelli, que causou furor na web após ter publicado no YouTube um vídeo em que discorre sobre o pensador Confúcio, “um dos inventores da confusão”, segundo ela.
No vídeo da participante do concurso “Realmente Bela 2009”, do Panamá, a jovem Giosue não titubeou ao ser questionada sobre Confúcio durante as perguntas feitas pelos jurados para avaliar a cultura geral das candidatas.
Foi pedido a ela que comentasse a frase de Confúcio: “Leitura sem meditação é uma ocupação inútil. A resposta da beldade foi: “Confúcio foi um dos que inventaram a confusão, um chinês, quer dizer, japonês, muito velho. Obrigada”.


O vídeo foi assistido pelo mundo inteiro no Youtube, em duas semanas foi visto por mais de um milhão de pessoas e rendeu cerca de 40 mil comentários. Mas não foi o único a conseguir alta audiência no site de vídeos.

O mapa americano

Em 2007, uma das participantes do “Miss Teen Estados Unidos” foi questionada sobre “por que um quinto dos americanos não consegue identificar o seu país no mapa”. E a resposta também virou febre na web.
Ao responder, a candidata do Estado da Carolina do Sul, Lauren Caitlin Upton, citou coisas sobre a África do Sul e o Iraque, que nada tinham a ver com o assunto, e disse ainda que os americanos não tinham mapas, e seguiu falando coisas completamente sem sentido.


O vídeo também foi visto por milhões de pessoas e teve ainda versão traduzida para várias línguas.
A internet dispõe de infindáveis exemplos de vídeos desse tipo, em tom humorístico, mas que têm apenas um objetivo: entreter. “As pessoas sempre se divertem quando um estranho diz algo ridículo. No caso específico das rainhas da beleza, se torna ainda mais divertido, pois confirma o estereótipo da mulher bonita e burra”, declarou a internauta Sarah Castro.
Paradoxalmente à gafe, a repercussão mundial das respostas bobas das belas pode render lucros, catapultar a imagem e reforçar a populariadade delas. Exemplo disso ocorreu com a panamenha Giosue: por causa do seu comentário, a jovem batizada de “Miss Confusão” pretende lançar uma linha de roupas chamada Confúcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.