Tecnologia

Você pode rastrear seu Notebook roubado

Se você já teve seu notebook roubado ou tem medo que aconteça, não se desespere mais. Alguns programas já localizam notebooks via IP e apagam dados sensíveis de máquinas roubadas.

Um dos temores atuais de técnicos e executivos é ter seus notebooks roubados e expor dados confidenciais neles armazenados. Há softwares no mercado como o Laptop Alarm que, se não impedem o roubo, aumentam as chances de recuperação dos micros e eliminam os arquivos sigilosos. Outro desses produtos é o Trace Enterprise, comercializado pela FindMe e ainda uma boa opção é o Data Protection, distribuído pela LapTrace. Analisamos esses dois programas.

Ação Furtiva

Os dois produtos têm funcionamento bem similar. Instalado no notebook, cada um deles opera no Windows em modo furtivo (não detectável na lista de programas ativos, no Gerenciador de Tarefas) e comunica-se com uma central de controle, no site do fabricante. O usuário recebe uma senha para acessar esse site e lá anotar os dados do equipamento. Periodicamente, o programa entra em contato com a central e fornece a localização do notebook.

Rastreamento IP

No caso de roubo, o usuário deve entrar no site da central de controle e comunicar o extravio do aparelho. A partir desse momento, o sistema passa a rastrear o notebook de 20 em 20 minutos (Data Protection) ou a cada mudança de IP (Trace). Assim, o usuário, voltando à central, obtém o número IP e o nome do provedor de serviço por meio do qual o micro está conectado à Internet. Nisso consiste a tarefa de localização. Para tentar recuperar o computador, é preciso recorrer à polícia e informar o roubo.

Caso de Polícia

O endereço IP e o nome do provedor, por si sós, podem indicar, por exemplo, que o equipamento está em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Mas onde, exatamente? Quem pode informar isso é o provedor. Mas ele só vai fazê-lo mediante um mandado judicial. Portanto, o processo de recuperação sai da esfera tecnológica. Uma observação importante: só será possível fazer o rastreamento se o notebook for conectado à internet. Se a máquina for roubada e nunca entrar em rede (hipótese, felizmente, pouco provável), não haverá chances de localizá-la.

Eliminação de Dados

Ao informar o roubo à central de controle, o usuário pode também decidir pelo apagamento dos dados. Quando o notebook se conecta à internet pela primeira vez, os dados são eliminados. O ladrão, ou quem estiver usando o notebook, nem vai perceber nada. O apagamento é feito com técnicas que tornam impossível a recuperação dos dados. Mais uma vez, esse procedimento só pode ter êxito se o detentor do notebook fi zer uma conexão com a internet. Nesse item, há diferenças entre o Trace e o Data Protection. O primeiro só apaga o que estiver no diretório Meus Documentos, do Windows. O Data Protection permite que o usuário indique quais pastas devem ser apagadas.

Controle de Ativos

Testamos o Trace Enterprise e o Data Protection. Ambos funcionam conforme o prometido. As conexões em diferentes locais se refletem na lista de IPs anotados na central. Registrado o alerta de roubo, os arquivos indicados foram eliminados nos dois. Tanto o Trace como o Data Protection têm uma segunda versão (Trace Standard e AbsoluteTrack) que faz somente o rastreio do equipamento, sem a opção de eliminar os dados. O Data Protection, mesmo na versão básica, pode ser usado para outra função: o controle dos ativos (hardware e software) instalados no sistema.

via Plantão Info | Data Protection | Trace Enterprise

0 Comments

  1. Bom, se a máquina for formatada, ela ‘renasce’.
    As soluções citadas aqui na matéria partem do pressuposto de que a pessoa que rouba não tenha acesso a técnicas de informática.

    um abraço

  2. oi meu notbuk foi roubado no umtima sexta feira dia 17 as 14:30
    e nele esta o msn altomatico que entar sozinho quando conectado a internete e o usuario ou ladra so vai saber c um amigo q esta adicionado no msn chamar . algima ideia como localizo tenho a nota fiscal do notbuk e ele tem wirelees altomatico tbm
    como vcs podem me ajudar a localisar ele
    meu fone e 048 32580854 sao jose sc
    obrigado pela atençao

    1. jose adalberto de souza vc vai me desculpar, mais pela forma que voce escreveu o nosso lindo português, até foi bom que roubaram seu notebook….
      MALDITA INCLUSÃO DIGITAL…
      ¬¬º

  3. bom ontem eu estava passando na ponte estaiada em SP. quando motoqueiro passou jah sabendo que avia um nootbook dentro do carro.
    1º ipótese de que como ele sabia disso.
    R. foi um FDP destes mulekes que fica vendendo água no meio da rua. eles ficão de olho em todos os carros que passa ao lado dele!
    como ontem a rua estava mega congestionada. foi um sucesso para eles
    ..
    2º ipótese. ele foi em um vidente.
    bom eu tenho dó de pessoas que vendem agua bebidas para sustentar sua familia + por estes bandidos ele irão passar cada vez mais fome e que eu conheço estou falando para não comprar e nem da esmola para todos! (TODOS)
    são todos bandidos querendo apenas roubar.
    levarao de mim em torno de 4mil reais em equipamento e dinheiro.
    tomem cuidado.. não comprem nada destes ambulantes. ta com sede mige no copo e beba… não comprem nada!!!!

  4. Meu notebook foi roubado e a semp toshiba que é o fabricante me disse que tenho que comprar outro, pois não tem como rastrear. A GVT me disse que se o IP fosse fixo, cadastrado no meu CPF poderia até ser. Daí entro no seu site e leio tudo ao contrario. Voces podem me ajudar?
    Obrigado

  5. Boa noite Srs, quanto a roubo de notebooks , já existem varias formas de recupera-lo.
    Nossa empresa faz o monitoramento , bloqueio e localização de seu equipamento por geolocalização , quanto a recuperar o equipamento , temos um departamento jurídico pronto a interagir junto a polícia para recuperação do mesmo.
    Trabalhamos com monitoramento, e bloqueio de sua máquina para proteção de informações sigilosas .
    Protegemos várias corporações com nosso sistema.
    Qualquer interesse entrem em contato no e mail acima.
    Adailsom

    1. Olá amigo, sou de Contagem – MG (regiao metropolitana de BH)
      tive meu carro roubado e junto foram dois notebooks, preciso localiza-los. Um deles a pessoa entrou no msn. O outro que é o meu, tem a nota fiscal e tudo, vocês conseguem rastrea-los, por favr entre em contato comigo com urgência.
      jonathanramosxavier@gmail.com

    2. Boa tarde gostaria de saber como posso ter o serviços de voces, e como funciona o rastreamento de um notebook roubado a alguns dias atras e queria colocar em meu novo notebook !!! aguardo um retorno Obrigado !!!!

  6. Gostaria de saber, qual a forma de recuperar um notbook furtado no interior do meu carro. Tenho numeração e cód.do mesmo e até o IP.

  7. oi meu notbook foi roubado terça feira agora entraram na minha casa e levaram um monte de coisa levaram dinheiro e etc mais eu queria recuperar pelomenos o meu notbook ,me ajudem por favor o que eu devo fazer ele era novinho com 2 mes de uso era positivo e tem ate o meu msn eo meu orkut armazenado no notbook , me de uma resposta me ajudem por deus me manda um imail me falando aguardo

  8. Boa noite meu tablet acer foi furtado à 3 horas em manaus de dentro do meu carro
    ele tem windows é novíssimo tem como rastrear esse tipo de aparelho?
    por favor me ajude aguardo respostas.
    Att,
    Elen Farias

  9. Bom Dia meu tablet acer foi furtado à 3 dias em manaus de dentro do meu carro
    ele tem windows é novíssimo tem como rastrear esse tipo de aparelho?
    por favor me ajude aguardo respostas.

  10. OI GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO
    COMO FAÇO PARA BAIXAR ESSE PROGRAMA????????
    QUAIS PROCEDIMENTOS DEVO SEGUIR????
    QUERO DEIXAR MEU NOTEBOOK PROTEGIDO…..
    OBRIGADA!!!!!!!!!

  11. OLÁ BOA NOITE !!!!!
    ROUBARAM MEU NOT DE DENTRO DE CASA EU SÓ ENTRAVA COM ELE NA NET VIA WIFF DE CASA TEM COMO RASTREAR ???? DESDE JÁ GRATO

  12. OI GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO
    COMO FAÇO PARA BAIXAR ESSE PROGRAMA????????
    QUAIS PROCEDIMENTOS DEVO SEGUIR????
    QUERO DEIXAR MEU NOTEBOOK PROTEGIDO…..
    OBRIGADA!!!!!!!!!

  13. Ola, fui vitima de roubo e levaram meu notebook. Era um HPDV42080BR e só tenho o numero de série:BRG 07F23Z. Hâ chances de localizar, bloquear, apagar? O que devo fazer?

  14. Roubaram o meu notebook HPDV2080BR e só tenho o numero de serie BRG 07F23Z. Há como rastrear, bloquear ou apagar? Agradeço ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.