Tecnologia

Windows 32 ou 64 bits: qual instalar?

O Windows 7 é comercializado em duas versões:

1. Versão x86 de 32 bits
2. Versão x64 de 64 bits

Quando você compra um DVD do Windows 7, você tem a opção de instalar uma dessas edições; mas, qual escolher?

32 ou 64 bits?

Em primeiro lugar, depende do processador que você tem no seu computador. Por exemplo, se você tem um chip de processador de 32 bits (como as séries Intel Pentium ou Celeron), você não tem opção: instale a versão 32 bits do Windows.

No entanto, se sua CPU possui um processador de 64 bits (como o Intel Core i5 e i7 ou Phenom e Athlon da AMD), aí você tem a opção de instalar a versão x86 de 32 bits ou a x64 de 64 bits.

Uma grande vantagem da versão 64 bits é que suporta mais memória RAM (4GB), então se você tiver que usar um software mais pesado (como um software de edição de vídeo), ele vai rodar mais rápido em uma máquina Windows de 64 bits.

Todos os programas criados para a versão 32 bits do Windows devem funcionar na versão de 64 bits, bem que isso não é verdade para os drivers de dispositivo de hardware.

Drivers projetados para as versões de 32 bits do Windows não irá funcionar em computadores que executam versões de 64 bits do Windows. Então se você tem uma impressora antiga com um driver para x86 versão do Windows, que podem ou não ser compatível com a versão de 64 bits do Windows.

Qual a minha versão do Windows?

Para determinar qual versão do Windows está instalado em seu computador, clique em Iniciar, clique com o botão direito em “Meu computador” e, em seguida, clique em Propriedades.

É exibida a versão de sistema instalada em seu computador:

Versão de 64 bits ou Versão de 32 bits

Se você pretende utilizar uma edição de 64 bits do Windows, o único problema pode ser o hardware. Uma máquina antiga, que não tenha drivers apropriados para Windows de 64 bits, pode não ser compatível com uma versão de 64 bits do Windows.

2 Comments

    1. A migração de sistemas 32bit para 64bit deverá ser bastante suave, restando praticamente só ao usuário decidir qual a melhor opção.
      (sendo se ele tiver mais de 4GB de ram usar o 64bit, e se ele quiser compatibilidade usar o 32bit).
      Logo com a popularização do 64bit e com computadores com mais ram disponível as versões 32bit serão pouco a pouco deixadas de lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.